Topo

Alemães quebram recorde e cruzam corda-bamba de 2 km na Lapônia; veja

Corda-bamba de 2.000 metros ligava o topo de duas montanhas - Reprodução/ Reuters
Corda-bamba de 2.000 metros ligava o topo de duas montanhas Imagem: Reprodução/ Reuters

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/07/2021 10h01Atualizada em 08/07/2021 10h01

Quatro equilibristas alemães quebraram o recorde mundial ao andarem 2 km em uma corda-bamba, instalada a uma altura de 600 metros de um desfiladeiro da Lapônia sueca - que faz divisa com a Noruega. A estrutura ligou o topo de duas montanhas da região.

O primeiro a se aventurar e cruzar a corda-bamba foi o alemão Quirin Herterich. Em entrevista à agência de notícias Reuters ele relatou que a tática para conseguir o feito foi manter a calma.

"Concentrei-me apenas em caminhar devagar e chegar ao fim", explicou ele.

Na sequência Lukas Irmler, Ruben Langer e Friedi Kuehne também cruzaram a corda-bamba.

O responsável por garantir a segurança dos equilibristas foi David Sjostrom. Segundo ele, foram dois dias para montar a estrutura usada na travessia.

O trabalho consistiu em escalar as duas montanhas e fixar as cordas. Como a região fica dentro do Círculo Polar Ártico, quando, durante o verão no hemisfério norte, o sol praticamente não se põe, o trabalho pôde ser feito até durante a "noite".

"Montar a estrutura é difícil, porque ela está muito exposta, tem 600 metros de altura, 2.150 metros e às vezes venta muito", disse David Sjostrom, gerente de projeto da exploração.