Segure a ansiedade e economize: dona de tríplex dá dica para apê dos sonhos
A casa dos sonhos nem sempre surge da forma como planejamos — às vezes ela vem em caminhos inesperados e muito melhor do que nossa vã imaginação é capaz de projetar. Essa é a história da administradora Karla Stephen (@decor_estilo_stephen) e de seu marido.
Sete anos atrás, separados de casamentos anteriores, cada um morava em um apartamento diferente. Quando se encontraram, a prioridade era viajar o mundo inteiro. Meses antes de as fronteiras se fecharem e o planeta entrar em quarentenas, Karla teve o pressentimento de que o casal não deveria fechar a próxima viagem. Em vez disso, pensou em comprar um imóvel.
E que intuição: "Estávamos em Búzios e meu marido disse que eu tinha, então, seis meses para conseguir uma casa para morarmos. Comecei a busca depois daquela frase", ri.
De 60 imóveis vistos pelo celular no bairro do Recreio dos Bandeirantes, ela gostou de apenas um. "Depois de muita negociação, não deu certo e ficamos arrasados", conta.
Enquanto o marido telefonava para desistir da casa, surgiu o anúncio de uma outra, na planta, no mesmo bairro. "Foi Deus. O construtor disse que poderíamos inclusive fazer alterações, se fechássemos naquela semana. Passei uma madrugada inteira redesenhando", conta.
Era o começo da pandemia — e se eles não tivessem comprado naquele momento, talvez não desse tão certo. No imóvel de generosos 400 m², o primeiro andar deu espaço à área de estar e de lazer com piscina e sauna. A cozinha foi aberta para se conectar com a sala e Karla criou uma adega, substituindo um lavabo.
No segundo piso, ela, que mora apenas com o marido e o cão Maskavo, elaborou praticamente um apartamento para hóspedes. "Amo receber e enquanto não crio uma pousada, fiz isso", ri.
No terceiro andar, ela, que vinha de um apartamento três vezes menor, deu vez à suíte de casal, com ambiente de TV, espaço de refeições, closet e sala de banho. "O vaso sanitário fica bem longe. Foi o que mais gostei na casa", diz. Repare na cristaleira de perfumes por ali: uma boa ideia que ela teve para aproveitar o móvel e revelar a coleção.
Karla é enfática na dica para a conquista da "casa dos sonhos":
Coloque a ansiedade no bolso e compre na planta, pois dá para pagar menos e fazer do jeitinho que quiser, programando e comprando tudo aos poucos", aconselha.
Dicas da Karla para decorar a casa dos sonhos
- Pense na funcionalidade de todos os ambientes. "Todos os ambientes nós usamos de verdade. Quando há algum lugar sem uso, mudamos as coisas de lugar e fazemos alguma coisa melhor ali, pensando nos nossos hábitos."
- Nada de bagunça. Se em casa pequena é preciso manter tudo organizadíssimo, com casa grande não é diferente. "Para arrumar uma casa grande, só mantendo a organização, senão fica impraticável e é impossível limpar e organizar tudo na mesma diária."
- Economize. Karla pesquisou em sites estrangeiros, como da China, e encontrou metais mais baratos. "Economizei em torno de dez mil. Assim, investi em bancadas melhores para a cozinha."
- Repense como você gosta de viver e aposte nisso. "Um imóvel na planta se torna mais fácil para fazer alterações com liberdade. Possibilita que a gente se programe melhor para decorar também, além de ter custo mais baixo. Sempre indico deixar a ansiedade de lado e fazer essa escolha."
@s que me inspiram
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.