Prancha gigante e cães ao mar: como Huntington Beach virou ícone do surfe
No endereço mais surfista da Califórnia sempre tem alguma coisa acontecendo, já avisariam Jan & Dean na canção "Surf City", sucesso de 1963 inspirado nessa praia a 64 quilômetros de Los Angeles.
Huntington Beach, oficialmente a "Cidade do Surfe" por conta da qualidade de suas ondas, é mais do que inspiração para letras de clássicos do surf rock de bandas como The Beach Boys.
Essa antiga região agrícola assistiu aos havaianos George Freeth e Duke Kahanamoku fazerem manobras no início do século passado; viu nascer a primeira loja de pranchas, em 1956; e desde, 1959, abriga o US Open of Surfing, a maior competição do gênero no mundo e a primeira dos Estados Unidos.
Aliás, o ícone arquitetônico da cidade, o Huntington Beach Pier, teve até demonstrações de manobras de Freeth, em 1914, no dia da inauguração dessa construção de 563 metros que avança sobre o oceano Pacífico. O convite foi feito por Henry Huntington, o magnata das ferrovias que dá nome a Huntington Beach.
HB, como o destino é conhecido, tem também a Surfing Walk of Fame, uma calçada da fama como a de Hollywood com a marca dos pés e das mãos de lendas do surfe, e o Surfers' Hall of Fame, onde fica a estátua de bronze de Duke Kahanamoku, nadador havaiano considerado o "pai do surfe moderno".
Praia boa para cachorro
Huntington Beach é para todos. Literalmente.
Com a proibição de entrada de pets nas praias da Califórnia, a cidade tem uma faixa de areia para cachorros criada por Martin Senat, após uma longa campanha para que a Câmara Municipal aprovasse seu uso exclusivo para banhistas caninos.
E por ali o serviço é completo.
Entre a avenida Seapoint e a rua 21, a Huntington Dog Beach tem 2,4 quilômetros de extensão e é equipada com rampas de acesso, bebedouros de água para cachorro e dispensers com sacolinhas para descarte de fezes.
Com uma praia de 16 quilômetros contínuos de areia, margeada por uma longa ciclovia, Huntington Beach respira a cultura do surfe, mas não vive apenas do passado.
Maior prancha do mundo
Um dos seus títulos surfistas mais recentes foi dado pelo Guinness World Records, em 2015, quando a maior prancha do mundo foi surfada por 66 pessoas, ao mesmo tempo.
Para colocar essa gigante de quase 13 metros de comprimento e 3.37 metros de largura foi preciso usar uma empilhadeira. Atualmente, a prancha fica exposta na área externa do International Surfing Museum, outro clássico de Huntington Beach.
Fundado por Natalie Kotsch, uma canadense que até conhecer a cidade não tinha nenhuma relação com o surfe, esse pequeno museu inclui peças históricas como a prancha de madeira usada por Duke Kahanamoku.
Mas o acervo local vai além das manobras no mar e conta também com peças relacionadas à cultura surfista, como a primeira guitarra elétrica do músico Dick Dale.
Conhecido como o "Rei da Guitarra do Surf", o músico do "bronzeamento natural porque frequentava a praia de Huntington Beach", como é descrito na capa do disco "King of the Surf Guitar", é considerado o criador do surf rock, gênero que teria sido inspirado nos sons das ondas.
Morto em 2019, Dick Dale entrou para a Surfing Walk of Fame de Huntington Beach, em 2011.
No entanto, não é de hoje que HB luta para se estabelecer como a cidade do surfe.
De acordo com o governo local, já em 1901, quando Huntington Beach era chamada Shell Beach, empresários construíram o primeiro resort da cidade para competir com outro endereço surfista da época: Atlantic City, do outro lado do país.
O destino californiano teria seu boom com a descoberta de petróleo, em 1920, tornando-se na época a maior jazida daquele estado.
O apelido "Surf City USA" só seria adotado em 1991, mas nos anos seguintes se envolveria em uma batalha judicial com outra cidade californiana que também reivindicava o título, Santa Cruz, a mais de 600 quilômetros dali.
Após uma longa e tensa disputa pelo uso da marca, o Huntington Beach Conference and Visitors Bureau conseguiu registrar em 2006 o título no U.S. Patent and Trademark Office, escritório de registro de patentes nos Estados Unidos.
Dois anos mais tarde, Santa Cruz e duas lojas de roupas de surfe ainda tentavam reverter a situação, mas um acordo confidencial seria assinado para cessar as atividades na concorrente.
Como já se disse uma vez, Huntington Beach não é apenas uma cidade surfista, mas um estado de espírito.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.