Dia do Biscoito: 8 receitinhas fáceis para todos os gostos
Prepare-se para sujar a mesa e o avental de farinha que hoje é Dia do Biscoito — ou da bolacha, a depender de onde você mora. Celebrada nacionalmente dia 20 de julho, a guloseima versátil é capaz de agradar diferentes paladares.
Isso porque ela aparece em versões doces e salgadas, de textura crocante ou amanteigada, e ainda pode ser recheada. Tudo isso, é claro, dependerá da receita.
Selecionamos oito preparos para reproduzir em casa e, quem sabe, com a ajuda das crianças. Vannessa Magalhães, confeitaria do Senac do Rio de Janeiro, diz que os biscoitos costumam atrair os pequenos: "a massa se assemelha a uma massinha de modelar".
Aposte em cortadores diversos e em confeitos para tornar a atividade mais divertida. Só não se esqueça de armazenar corretamente para aproveitar a guloseima por mais tempo. "Deixe fora da geladeira em potes com tampas para evitar umidade e manter a crocância dos biscoitos".
Confira as receitas a seguir:
Lambuzado de ganache
A massa neutra ganha graça com a ganache de chocolate. Quem quiser um sabor a mais pode ser adicionar essências, como a de baunilha, ou rapas de frutas cítricas. Laranja costuma ir bem com cacau.
Recheado de geleia
Com dois biscoitinhos dá para fazer uma espécie de "casadinho". Com um furo no centro da parte de cima, o recheio vermelhinho fica aparente e apetitoso.
Coco em dose dupla
A bolacha, que tem duas texturas de coco, é feita com uma base fácil de merengue. Bastam vinte minutinhos no forno para ter biscoitos leves e saborosos.
Gostinho de coco
Sabe aquele biscoitinho da sorte, que você ganha quando come algum prato em um restaurante chinês? Dá para fazer em casa com cinco ingredientes: farinha, açúcar, clara de ovo, sal e essência de baunilha. A parte mais desafiadora é moldá-los ainda quente.
Polvilho clássico
O delicioso biscoito salgado leva uma hora para ser preparado em casa. O segredo está em escaldar o polvilho e o açúcar com uma mistura quente de água, óleo e leite. Só não vale deixar formar gruminhos.
Azedinho e charmoso
Esse biscoitinho é tão fácil como contar "1, 2, 3". Açúcar, manteiga e farinha de trigo são misturados na tigela, moldados e levados ao forno. Para incrementar a aparência, use corante amarelo para tingir a maior parte da massa e imitar o limão siciliano.
Doce que só
Além da farinha de trigo, a receita leva amido de milho. Mas inusitada é mesma a presença de leite condensado, que se soma — e não substitui — o açúcar.
Chá acompanha
Aromática, a bolacha leva chá verde moído e casca de laranja. Deixe a massa descansar na geladeira antes de cortar e levar ao forno. Enquanto assa por cinco minutinhos, prepare o chá.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.