Como é feita a boina francesa? Grife de 190 anos revela seus bastidores
Oloron-Sainte-Marie, uma cidadezinha na região dos Pirenéus, na França, se mantém como a casa do beret — ou a clássica boina francesa, como é conhecida por aqui.
É lá que são fabricados os produtos da Maison Laulhère, ateliê que mantém a tradição de criar suas peças com técnica e conhecimento, o know how, ou savoir-faire, como dizem os franceses, preservados ao longo dos tempos e transmitidos através de gerações desde 1840, ano de criação de suas primeiras boinas.
Símbolo da França
Muito mais que apenas um acessório para a cabeça, a boina de lã virou um ícone da moda francesa. No entanto, apesar de ter se tornado um símbolo associado ao estilo de vida do país, especialmente dos parisienses, não há uma data precisa e nem um crédito exato para sua invenção.
Sua produção comercial começou no século 17, exatamente na área de Oloron-Sainte-Marie, e os modelos eram todos tricotados à mão. O cabillou, ou aquele rabinho que encontramos no topo das boinas era formado pela ponta das fibras. No século 19, quando máquinas foram introduzidas a esse processo, ele se tornou dispensável, porém continuaram sendo acrescentados, pois sem eles, a boina não seria uma verdadeira boina.
O acessório marcou o french style de diversas épocas. Na Paris dos anos 20, ele conquistou artistas e escritores, sendo visto em Edith Piaf e Ernest Hemingway.
Nos anos 1930, foi introduzido às coleções de Coco Chanel. Pablo Picasso também costumava ser visto usando boinas e até pintou um quadro intitulado "Femme au Béret et à la Robbe Quadrillée" (Mulher com boina e vestido xadrez), em 1937, retratando uma mulher com boina vermelha.
Estrelas do cinema como Brigitte Bardot e Catherine Deneuve renovaram a peça como item de moda nos anos 60 e ela aparecia inclusive em looks no tapete vermelho do Festival de Cinema de Cannes.
Trazendo para datas mais recentes, o mundo fashion viu o uso das boinas explodir no street style com a coleção de Outono/Inverno 2017 da Dior.
Em 2020, a peça foi a estrela do figurino da série "Emily em Paris", da Netflix, e viu suas buscas aumentarem 41%, segundo a Lyst, plataforma de pesquisa de mercado na moda.
Savoir- Faire x Fast Fashion
Das primeiras boinas produzidas pela Laulhère, lá em 1840, para os dias atuais, muita coisa mudou. Assim como outras peças na moda, o acessório passou a ser produzido em larga escala e a ser comercializado em redes de fast fashion, com preços e qualidade muito mais baixos que os modelos produzidos por ateliês.
"A Laulhère mistura materiais nobres com habilidade e conhecimento que foram transmitidos por gerações há mais de 180 anos", destaca Rosabelle Forzy, CEO da marca. Além dos materiais nobres, cada peça da Laulhère requer dois dias de trabalho e passa pela mão de doze pessoas.
É claro que essa qualidade tem um preço, mas a maison se mantém firme em suas raízes e seus processos. Rosabelle Forzy diz que a Laulhère nunca vai falar sobre realocação, afirmando que a boina e Oloron são uma dupla inseparável:
Nós protegemos nossos processos artesanais, modernizando e industrializando-os em sua região de origem".
Chique, funcional e unissex, a boina tradicional da Laulhère, conhecida como Le Veritable (A verdadeira, em português) custa 75 Euros (em torno de R$ 487) e pode ser encontrada em 15 cores diferentes no e-commerce ou na boutique da Maison, que fica na rue Faubourg Saint-Honoré, endereço que abriga diversas lojas de luxo, como a Hermès e a Givenchy, e também a residência oficial do presidente da República Francesa, o Palácio do Eliseu.
Savoir-Faire: o passo a passo da confecção da boina
Materiais de alta qualidade selecionados à mão por uma equipe especializada fazem parte do processo específico da produção de uma boina da Maison Laulhère.
Toda essa técnica e conhecimento fez a marca se tornar Entreprise du Patrimoine Vivant em 2013, um reconhecimento que o governo francês oferece para premiar empresas do país pela excelência de suas habilidades tradicionais e industriais. Confira abaixo os bastidores da confecção de uma boina. Deslize os card desse conteúdo especial de Nossa produzido para a temporada "Eu amo inverno", em parceria com o Pinterest. E veja mais na página do UOL no Pinterest.
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