Cachaça e água fria são segredos para massa de pastel caseira; veja receita
Já fez pastel em casa? A forma mais simples é, sem dúvidas, comprar a massa pronta e focar em preparar o recheio. Mas nada como o prazer de fazer tudo do zero e poder abrir um sorriso ao obter um bom resultado.
Pensando nisso, pedimos a ajuda do chef Giovanni Renê, que faz pratos autorais e brasileiros no DAVO Cozinha, em São Paulo. Ele nos passou o passo a passo e dicas para preparar uma massa caseira crocante. Spoiler: é mais fácil do que você imagina.
Opte pela farinha de trigo 00, que tem alto nível de proteínas e deixa a massa leve e sequinha. Misture 5 xícaras com uma colher de sopa de sal e deixe descansar por vinte minutos.
Passado o tempo, abra um buraco no meio e adicione dois copos americanos de água fria. Segundo o chef, é importante se atentar para a temperatura do líquido para equilibrar o calor que será passado pelas mãos durante o processo de sova.
Assim o pastel infla e fica estufadinho, do jeito que gostamos".
Adicione uma colher de sopa de óleo de milho. Junte tudo e mexa até obter uma mistura homogênea. Nesta hora, o pulo do gato está em colocar uma dose de cachaça (50 mililitros).
"Ela dá acidez e desidrata, o que ajuda a deixar a massa mais crocante e sequinha. Também é possível substituir por algum outro destilado como vodca", diz.
Misture novamente, cubra a massa com um pano molhado e espere 30 minutos. "Alem de não grudar, o pano molhado é mais pesado e ajuda na fermentação da massa".
Dado o tempo, abra a massa sobre uma bancada enfarinhada com meia xícara de chá de farinha de sêmola. Sempre que necessário, polvilhe mais farinha sobre a superfície de trabalho.
Corte do tamanho que desejar e recheie como preferir — confira ao fim da matéria a receita de creme de camarão. Para fechar, utilize um garfo levemente molhado. Ele fará com que as extremidades fiquem seladas e não abram durante a fritura.
Em uma panela grande, coloque óleo vegetal (Giovanni usa o de algodão) e aqueça até chegar a 180 graus. Não tem termômetro? Use o bom e velho truque de jogar um pouquinho de farinha e veja se subirão bolhinhas. Em caso positivo, está pronto para usar.
Atenção: o recomendado é fritar o salgado de pouco em pouco, de acordo com o tamanho da sua panela, para não esfriar o óleo nem encharcar o pastel.
Antes de servir, deixe o pastel descansar sobre uma grade ou um prato com papel toalha para escorrer o restinho de gordura.
Recheio de camarão
INGREDIENTES
- 2 quilos de camarão cinza limpo
- Cebola e alho refogados a gosto
- 100 mililitros de creme de leite fresco
- Dill fresco
- Flor de sal
MODO DE PREPARO
Corte os camarões em pedaços grandes e misture com o alho e a cebola. Bate levemente o creme de leite com um fouet e adicione ao camarão. Tempere com dill e flor de sal e está pronto para rechear o pastel.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.