Apê de 47 m² tem boas soluções de organização para cinco moradores
Se existissem Olimpíadas de decoração, Dricca Perroni poderia ser medalhista: nos 47 m² deste apartamento em São Paulo ela fez caberem cinco pessoas em harmonia. Quem vê o Instagram (@umacasaviva) não vê os bastidores, claro.
Mas na prática, o lugar onde vive com o marido, Hado, e três filhos, Theo, Lara e Noah, tem lugar para tudo e vibra com suas soluções de organização. "No feed tudo sempre está lindo, mas, na prática, tenho crianças e a sala vive com brinquedos", ri.
A família foi a primeira a habitar este apê, alugado, que já tinha boas ideias, como o rack que se prolonga e se torna uma mesa. "Quando chegamos aqui, em 2018, ele era muito branco. Eu queria mais armários e prateleiras, mas para um apartamento alugado, nada poderia ser fixo", lembra.
O jeito foi comprar uma estante de aço e dar um jeitinho: "Envelopei as prateleiras com papel adesivo que imita madeira e fez muito sucesso nas redes. Coloquei as louças bonitas", diz. O resultado está na #estanteumzerotres.
Tudo mudou
Essa estante foi a virada de chave na vida de Dricca. "Eu tinha carreira bem-sucedida em Tecnologia da Informação, me tornaria gerente de projetos. Quando finalmente consegui isso, me tornei mãe e repensei. O Instagram ia bem, comecei a ser remunerada. Saí da empresa onde trabalhava e me juntei ao meu marido para cuidar do perfil", conta.
No apê, há o quarto de casal, onde ela e o marido dormem com Noah ao lado, e outro quarto para Lara e Theo, que têm cada um seu lado e sua personalidade expressas nas paredes.
Na sala, o sofá de quase três metros impressiona. É ali que se vê a integração entre sala e cozinha, feita pela mesa-rack. Repare na dica: cestos rústicos de corda guardam os brinquedos e decoram. Plantinhas animam os espaços.
"Morar em um apartamento pequeno é bom porque a família sempre fica muito unida, principalmente com a integração entre sala e cozinha. Mas falta o cantinho da bagunça, aquele ponto de fuga para esconder coisas - na vida real, é necessário".
Para a criadora de conteúdo, as ideias surgem da troca, também, com os seguidores. "A organização da despensa e os potes que mostram alimentos viralizaram e me deram o estímulo para continuar pesquisando e criando. A sala com corredor é outra que as pessoas amam quando postamos", conta. Agora, os cinco se preparam para mudar para uma casa maior - e a gente fica na torcida para ver mais mágicas acontecerem.
Dicas da Dricca para fazer mágica no décor
- Aconchego de cores. "Defina uma paleta e não saia muito dela. A minha tem branco, madeira e terracota. Na base neutra podemos brincar com cores em acessórios".
- Itens menores. "Como não tenho muito espaço, busco objetos que posso substituir facilmente sem muito volume no armário, como capas de almofadas, mantas, quadros. Eles trazem cores mais acesas que combinam com os móveis maiores, neutros."
- Pratos diferentes. "Sempre dou a dica de comprar um jogo de quatro pratos em tom neutro e outros quatro coloridos, em vez de oito da mesma cor. Assim você pode intercalar e variar a mesa."
- Plantinhas. "Aqui, elas escondem aquecedor e outros pontos. Elas mudam muito os ambientes. E para pendurar, se não quiser furar parede, coloque-a suspensa no varão da cortina da sala."
- Móveis. "Dei muita sorte por ter o rack-mesa e outros móveis planejados pela proprietária. A metragem é melhor aproveitada com móveis fixos."
- Truque para mudar a parede. "Placas autoadesivas de tijolinhos e outros formatos são ótimas para transformar a parede. Fiz uma cabeceira e o efeito é muito bom."
- Garimpos. "Hoje recebo muitas coisas, mas já comprei muitas coisas boas em supermercados e em lojas populares. Elas têm preços ótimos, basta procurar."
@s que me inspiram
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.