Inove com receita de mandioca macia com cebola caramelizada
Mandioca, macaxeira, aipim, castelinha, uaipi. Essa raiz originária das Américas atende por vários nomes, mas é igualmente saborosa — ainda mais na companhia de uma bela costela suína ou bovina.
Neste episódio de Vai Ter Churras, Bruno Salomão ensina a preparar a mandioca com cebola caramelizada na manteiga de garrafa. O segredo para do prato começa na feira, na hora de escolher a mandioca.
A dica é usar a unha para cutucar a casca. Se conseguir tirar com facilidade, significa que a raiz está fresca e, portanto, ótima para cozinhar. Outra opção é comprar as versões já descascadas e embaladas.
A forma mais eficiente de cozinhá-la é usando a panela de pressão. Após descascar, lavar e cortar, leve a mandioca coberta de água e temperada com sal a gosto ao fogo alto. Depois que a panela apitar, abaixe o fogo e conte de 10 e 15 minutinhos.
Para essa receita, Bruno usa 1,5 quilos de mandioca. Enquanto o cozimento acontece, o apresentador corta 300 gramas de cebola em meia-lua e leva à frigideira com 500 mililitros de manteiga de garrafa.
Coloque a cebola com a manteiga ainda fria. Assim, uma vai pegando o gosto da outra ao mesmo tempo".
Quando a mandioca estiver macia, escorra a água e tire o "veio", aquele talo mais rígido que ninguém consegue comer. Espere a cebola suar e caramelizar.
Ao atingir o ponto desejado, junte a cebola à mandioca e — sem medo de ser feliz — despeje a gordura junto para garantir o sabor de Nordeste.
Fique ligado!
Confira todas as quintas um novo episódio no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas). E acompanhe mais conteúdos no Instagram de Nossa. Veja também a primeira temporada, na qual Bruno Salomão ensina os conceitos básicos para os churrasqueiros de primeira viagem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.