Os japoneses são reconhecidos mundialmente por seu pensamento repleto de soluções de design, que inclui geralmente um olhar para a essência das coisas, sem excessos. Dessa soma de pensamentos surge um desenho que emociona e provoca reflexões sobre materiais, como madeira, e seus ciclos em nossa vida.
Cinco designers à frente de estúdios aclamados comprovam que manualidades podem assumir o status de arte — e quando isso acontece, temos criações surpreendentes.
1. Oki Sato, do Nendo
O aclamado estúdio de design Nendo desafia formas, pensa no ciclo completo de suas criações e vive fervilhando de lançamentos nas exposições mais hypes de design.
Oki Sato é o designer à frente e a mente brilhante do estúdio. De origem japonesa e canadense, Sato estudou e vive em Tóquio e se supera a cada novidade por puro amor ao design. "Amo dar pequenos momentos '!' às pessoas", diz. Segundo ele, o design precisa ser funcional e divertido, sobretudo.
2. Tokujin Yoshioka
Ganhador de prêmios mundiais, o artista e designer Tokujin Yoshioka ganhou a TV nos últimos tempos por ser quem desenhou a tocha olímpica de Tokyo 2020. Mas, no Japão e fora dele, seu nome é muito relevante na cena do Design.
Pudera: ele é cria do inventivo designer de produtos Shiro Kuramata e do designer de moda Issey Miyake, que criaram grandes impérios ao redor de seus nomes. Trabalhou ao lado deles no começo da carreira até o momento em que ganhou carreira solo.
Fez criações ao lado de grandes marcas, mas o que surpreende mesmo é quando Yoshioka faz desenhos autorais e livres, como a poltrona Honey-pop, essa da foto, que está no Museu de Arte Moderna de Nova York — fechada, tem suas folhas comprimidas e aberta assume a face de móvel. Arte na essência.
3. Mikiya Kobayashi
Móveis e produtos diversos estão no portfólio premiado do designer Mikiya Kobayashi. O minimalismo está sempre em mente, tanto que surgem ideias como a desta scooter, a Ily-Ai, com componentes elétricos, criada para idosos se locomoverem.
Tem muito do trabalho handmade aí, assim como a madeira esculpida é quase um carimbo do design no Japão. Ela impressiona pela simplicidade do sistema, assim como os móveis desenhados por ele - aplaudidos no mundo inteiro.
4. Ryosuke Harashima
Peças divertidas estão na mira do designer Ryosuke Harashima, de Kanazawa: veja as lanternas Obake e a mesa de centro Bucket Record Table, ou a poltrona Arko, feita em parceria com o designer Takuya Hamajima.
Na contramão da velocidade da produção japonesa, Harashima é um dos que celebram o feito à mão e inclui itens bem-humorados como esses em seu portfólio.
5. Kodai Shimizu
Para provar que o handmade pode caber muito bem na vida moderna, Kodai Shimizu criou o Craft-Techmen Project, uma série de equipamentos cotidianos feitos de madeira: secador de cabelos e amplificador de som, entre outros itens.
Dá uma olhada também no Papered Blue, esse vaso de flores desmontável de papel: para flores e folhas secas, é uma ideia encantadora, não?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.