Paçoca de carne é receitinha crocante que substitui a farofa do churrasco
A carne que sobrou do churrasco pode render um acompanhamento cheio de personalidade para outra refeição. Neste episódio de Vai Ter Churras, Bruno Salomão prepara com os restinhos de costela a chamada paçoca de carne. "É uma receita de família".
Popular no Nordeste, o prato que lembra uma farofa consiste numa carne bem seca passada no pilão junto algum tipo de farinha. Geralmente, usa-se farinha de milho ou de mandioca.
Já está preocupado que não tem pilão? Tem solução: a dica de ouro de Bruno é substituir o utensílio pelo multiprocessador, mais fácil de trabalhar e de ter em casa. "Não fica a mesma coisa, mas chega num ponto muito bacana".
Como fazer
Pegue 200 gramas do que sobrou do churrasco — no caso do vídeo, a costela — e corte em pedaços médios. Numa panela de fundo grosso (ou a que tiver em casa), coloque 100 mililitros de manteiga de garrafa e a carne.
Deixe fritar e adicione duas colheres de sopa de tempero completo (confira a receita aqui).
Quando eu falo fritar, é para quase queimar. Ficar bem, bem seca. Isso é a base da paçoca".
Feito isso, bata a carne com a gordura no processador para desfiar ainda mais. Adicione uma xícara da farinha de sua preferência e, com a função pulsar, vá misturando os dois ingredientes.
A ideia é que a costela e a gordura hidratem a farinha e que a mistura vire quase uma coisa só. Numa panela, toste a paçoca em fogo médio até mudar de cor de ficar bem crocante. Acerte o sal e sirva.
Fique ligado!
Confira todas as quintas um novo episódio no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas). E acompanhe mais conteúdos no Instagram de Nossa. Veja também a primeira temporada, na qual Bruno Salomão ensina os conceitos básicos para os churrasqueiros de primeira viagem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.