Prove o sukiyaki, prato clássico japonês preparado numa panela só
Dando um tempinho na incursão pelo Brasil e ainda no âmbito das Olimpíadas de Tóquio, um programa especial sobre o Japão. No "Brasil com Zeca" desta semana, a paulista sansei e Embaixadora da Gastronomia Japonesa pelo Governo Japonês aqui, Telma Shiraishi, prepara seu sukiyaki, um clássico japonês cozido, com contrafilé, cogumelos, acelga e tofu.
"Uma receita que a gente faz numa panela comunitária. A grande graça é dividir esta refeição com as pessoas. O que a gente vem fazendo nos jogos olímpicos", destaca a chef, revelando que, em cada região do Japão, o prato tem um estilo diferente com ingredientes variados.
Em 2015, a culinária nipônica foi tombada pela Unesco, e a partir daí o governo começou a nomear embaixadores. "Eu fui a primeira do Brasil e a quarta mulher do mundo a ganhar o título. Meu primeiro desafio foi provar aos japoneses meu entendimento da essência da comida japonesa", conta a chef.
Meus avós, tanto maternos quanto paternos, reuniam todos ao redor daquela mesa enorme com até 30 pessoas e sushi com churrasco, sashimi com feijoada."
A mais velha da sua geração, aprendeu a superar através dos estudos. "Fiz até a metade do curso de Medicina, quando parti para o mundo da moda e, depois de casar e ter minhas filhas, comecei a fazer eventos, quando as pessoas me pediam para cozinhar. O hobby virou profissão."
Anota aí
Brasil com Zeca vai ao ar toda sexta-feira, às 11 horas, no Canal UOL e no YouTube de Nossa, onde você também pode maratonar todos os episódios. Também confira conteúdos extra nas redes sociais de Nossa: Instagram, Twitter, e Facebook.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.