Topo

Uruguai divulga regras para voltar a receber brasileiros em setembro

Montevidéu, Uruguai - Getty Images
Montevidéu, Uruguai Imagem: Getty Images

De Nossa

10/08/2021 10h43

O presidente uruguaio Luis Lacalle Pou anunciou ontem (9) que o Uruguai vai reabrir suas fronteiras para cidadãos estrangeiros em 1º de setembro.

Em entrevista coletiva junto a outras autoridades do governo, o chefe do executivo do país esclareceu que, a partir desta data, cidadãos estrangeiros — acompanhados de seu núcleo familiar de cônjuges ou parceiros, além de filhos — que tenham propriedades no Uruguai terão sua entrada liberada após apresentarem um teste negativo para a covid-19 e o certificado de vacinação completa.

Caso menores de idade da família entre 12 e 18 anos não tenham sido vacinados em seus países de origem, será avaliada a possibilidade de vaciná-los gratuitamente na chegada. Neste caso, a família viajante também deverá completar um período de quarentena ao desembarcar no país.

A partir de 1º de novembro, os uruguaios voltarão a receber turistas, também mediante a apresentação de testes negativos e comprovante de imunização completa. O governo deve anunciar, nos próximos dias, mais detalhes sobre as exigências, como o número de dias necessário para as quarentenas ou quais vacinas serão aceitas no país, que já aplica Coronavac, Pfizer e AstraZeneca em sua população.

O Uruguai tem, atualmente, 65% de seus cidadãos totalmente vacinados e 73% com ao menos a primeira dose, de acordo com o jornal El País. Na semana anterior, o Ministério da Saúde Pública uruguaio já havia anunciado que vacinará com uma terceira dose de Pfizer aqueles que receberam as duas doses da Coronavac.

As autoridades sanitárias do país esperam chegar à imunidade de rebanho — que poderia ser atingida com 75% da população imunizada, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) — até a reabertura das fronteiras.