Hambúrguer caseiro: como moer, moldar e temperar
Preparar o hambúrguer do zero em casa é fácil e não pesa no bolso. Bruno Salomão dedicou um episódio da série Vai Ter Churras, de Nossa, a ensinar como fazer a pedida que é paixão internacional.
Selecionamos as principais dicas dadas pelo profissional. Elas vão da escolha das carnes ao preparo, que pode ser na churrasqueira ou na frigideira. Confira.
Qual a melhor composição?
A proporção mais popular, que funciona para diferentes métodos de preparo, é a de 70% de carne para 30% de gordura. No episódio, usa-se 700 gramas de acém e 300 gramas de peito.
Como moer?
A dica está na temperatura e forma de moagem. Enquanto um disco feito de carne moída demais fica compacto e seco, aquele preparado com carne moída de menos se despedaça. Por isso, é importante encontrar o equilíbrio.
Para Bruno, o ideal é que a moagem aconteça duas vezes no tamanho 5 — anote e lembre-se disso ao ir no açougue. Para que o processo seja realizado da melhor forma possível, a carne deve estar semicongelada. "Assim, não perde líquido nem estoura a gordura".
Como moldar?
O hambúrguer tradicional de carne tem de 120 a 250 gramas e é moldado em formato de discos, com ou sem o auxílio de aro modelador. Já no smash, queridinho do momento, o processo consiste em formar bolinhas de carne de 70 a 100 gramas e esmagá-las direto na chapa com uma espátula e papel manteiga.
Como temperar?
Muita gente acha que vale colocar cebola, alho e outros ingredientes junto da carne moída, mas isso faz com que o hambúrguer perca as suas características.
Para evitar mascarar o sabor, o sal deve ser salpicado quando o hambúrguer já estiver sobre o fogo. Quem quiser também pode adicionar pimenta-do-reino.
Quais acompanhamentos escolher?
Um hambúrguer perfeito também é feito de acompanhamentos. Mas não exagere na dose. Além do queijo, que deve ser derretido junto com o hambúrguer na frigideira ou churrasqueira, aposte em salada — alface e tomate — ou em clássicos como a cebola caramelizada.
Bacon e maionese também são perfeitos para o discão de carne. Bruno juntou os dois complementos num só, incrementando a maionese industrializada com bacon e outros temperos.
Clique nas imagens abaixo para conferir as receitas:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.