Creme de leite, nata ou creme de leite fresco: qual a diferença?
O creme de leite é um produto presente na lista de compras da maioria dos brasileiros. O consumo está associado ao preparo de doces, como ganache e sorvete, e também em pratos salgados, como tortas e no estrogonofe, onde o produto é usado para dar cremosidade. Além disso, ele é a principal base para fabricação da manteiga.
O ingrediente é uma emulsão de uma gordura em leite, de componente similar ao integral, diferenciado apenas pelo teor de gordura.
Criado a partir da separação centrífuga do lipídio, essa gordura é homogeneizada, pasteurizada e, em seguida, levada em alta temperatura para ser esterilizada. Depois, passa por um processo de resfriamento —técnica conhecida como UHT — ultra high temperature (da sigla em inglês), usada para eliminar as bactérias, diminuir o risco de contaminação e aumentar a durabilidade.
No mercado brasileiro existem diversos tipos de creme de leite que são classificados pelo teor de gordura, tratamento térmico e fermentação. Contudo, essas opções acabam confundindo as pessoas, fazendo-as acreditar que todos os cremes têm o mesmo resultado quando usado, mas, não é o que ocorre. Por isso, é importante compreender suas diferenças, saber como usar para adequá-lo melhor nas receitas.
Creme de leite de caixinha
Presente em todas as prateleiras varejistas, o creme de leite de caixinha contém de 10% a 20% de gordura. Mas é possível encontrar com até de 25%. Por isso fique atento ao rótulo.
Embora possa ser guardado em temperatura ambiente, é um produto ultra processado, pois para trazer cremosidade e torna -ló menos líquido, as indústrias costumam acrescer gomas e espessantes. Nesse processo ainda é adicionado soro de leite para atribuir sabor.
Vale ressaltar que quanto mais gordura tiver, maior é a cremosidade e menor será a quantidade de estabilizantes e conservantes.
Creme de leite em lata
O creme de leite tem um percentual de gordura de 20% a 25%. Sua textura é mais densa e tem um aspecto amarelado, pois passa por um processo de esterilização, no qual não ocorre a homogeneização, fazendo com que o soro fique separado do creme. Dessa forma é possível retirar o soro. Para isso, basta levar a geladeira e depois escorrer.
Lata x caixinha
As principais diferenças do creme de leite de caixa para a lata está no processo de homogeneização, fazendo com que o soro seja separado do creme, permitindo a escolha de usar ou não. Além disso, há uma diferença no teor de gordura, mas ambos possuem a validade de até três dias após aberto.
Creme de leite fresco
O creme de leite fresco é o mais indicado pelos profissionais e o teor de gordura varia de 30% a 35%. É um creme pasteurizado que não passa pela técnica de homogeneização. O seu percentual é ideal para bater chantilly (basta acrescentar o açúcar). Por agregar ar, não possui aditivos químicos para emulsão.
Devido à falta de conservantes é fundamental que seja mantido refrigerado entre 4°C e 5°C.
Versátil, ele permite o preparo de uma bela ganache e de brinde: pode ser levado ao fogo sem medo. Mas depois de aberto, é importante que seja armazenado na geladeira, uma vez que a durabilidade é menor. Então não esquece de ver a data de validade.
Mas fique atento ao fazer chantilly, pois se bater em excesso o creme pode se transformar em uma manteiga. Isso acontece porque o batimento faz com que a gordura separe do leitelho. Se isso ocorrer você não precisa jogar o líquido fora, pois é uma opção para substituir o leite nos bolos e biscoitos.
Alternativa
Além do creme de leite fresco existe um outro produto que tem o mesmo percentual de 35% de gordura, o creme de leite UHT homogeneizado, que possui espessantes, como a goma de alfaroba, que é permitida pela ANVISA e MAPA (órgãos reguladores que determinam e indicam as diferenças entre cada produto).
Esses ingredientes ajudam no crescimento do creme ao ser batido, fazendo com que ele se torne um chantilly. Este produto é encontrado na internet e pode ser armazenado fora da geladeira, mas depois de aberto é necessário refrigerar. A durabilidade é de três dias.
Nata
A nata é um creme de leite pasteurizado com percentual de gordura de 40% a 45%. Mais encontrada no Sul do Brasil, ela precisa ser mantida refrigerada, pois sua textura é grossa e concentrada, — boa para passar no pão ou fazer chantilly. Essa opção é mais estável que o creme de leite por ter alto teor de gordura, além de ter um sabor mais agradável.
Entenda a diferença
As principais diferenças entre os cremes de leite e da nata estão relacionadas ao percentual de gordura que atribui cada um. Também é possível observar a textura e o sabor, mas especialmente após o resultado final de cada receita.
- Leite: 3% de gordura;
- Creme de leite light: 15% a 17% de gordura + gomas + espessantes + soro de leite homogeneizado;
- Creme de leite em caixinha: 20% de gordura + gomas espessantes + soro de leite homogeneizado;
- Creme de leite de lata: 20% de gordura + gomas espessantes + soro de leite que pode ser separado;
- Creme de leite profissional (embalagens de 1 litro): 25% de gordura + gomas espessantes + soro de leite homogeneizado;
- Creme de leite fresco: 30% a 35% de gordura;
- Nata: 40 a 50% de gordura;
- Manteiga: 80% a 85% de gordura;
- Manteiga de garrafa: 90 a 95% de gordura (manteiga aquecida e fermentada em garrafas com aromas parecidos com o queijo);
- Ghee: 100% gordura (manteiga aquecida e extração de todos os sólidos do leite e água).
Creme de leite de origem vegetal
Ele é ideal para pessoas com intolerância à lactose, já que seu componente principal é vegetal.
Trata-se de um produto mais "branco", normalmente feito com a lecitina de soja. Com esse também dá para fazer chantilly, embora perca em sabor se comparado com o fresco. Veja outras composições para o preparo do creme de leite vegetal e misturas:
- Creme de leite de arroz;
- Leite de coco;
- Creme de leite de amêndoas;
- Creme de leite de soja;
- Creme de leite de castanhas;
- Creme culinário (mistura de creme vegetal com creme de leite);
- Creme tipo chantilly: cremes vegetais com corante branco, emulsificantes e estabilizantes com alto teor de gordura para decoração de bolos que funciona igual o fresco ou a nata.
Esses tipos de creme de leite ainda não possuem nomenclatura ou teor de gordura.
Dicas para substituir o creme de leite
Como estamos falando de produtos que têm características diferentes, é fundamental que suas substituições sejam feitas com equivalências. Lembrando que tudo depende do percentual de gordura pedido na receita. Mas vale lembrar que o resultado pode sair diferente.
No caso do creme de leite de caixinha o de lata, que são semelhantes, quando usados sem soro terão quase a mesma funcionabilidade e não será necessário o acréscimo fresco. Já o creme de leite vegetal e o UHT, permitem essa substituição sem problema.
Outro exemplo que precisa compensar a gordura é o estrogonofe, originalmente russo, é feito com creme de leite fresco, bastando apenas adicionar um pouco de manteiga e pronto.
Para o preparo de um brigadeiro cremoso e brilhoso é necessário que o creme de leite tenha o teor de gordura superior a 20%, do contrário coloque manteiga.
Em caso de receitas para intolerantes ou que possuem dietas restritivas, é só trocar pelo creme de leite vegetal e acrescentar manteiga.
Agora, para substituir a nata é um pouco mais difícil. Nesse caso é necessário usar a regrinha de três. Por exemplo, se você precisar fazer um chantilly com a nata, é preciso que ela tenha 35% do percentual de gordura.
Continha para não errar mais
Uma vez que a cada 100 gramas de nata contendo 45% de gordura, é igual a 45 gramas de gordura, o mesmo ocorre com o creme de leite fresco, que contém 35% de gordura, portanto 35 gramas de gordura.
100 gramas de nata ------------ 45 gramas gordura
x gramas de nata ---------------35 gramas de gordura
45x = 35*100
45x = 3500
x = 3500/45
x = 77,8 gramas de nata
Sendo assim, 77,8 gramas de nata corresponde a 35% de gordura, que para completar as 100 gramas, precisa ter a porcentagem de 35% de gordura, misturando 77,8 gramas de nata com algum líquido contendo 0% gordura, como o leite desnatado. Para assim atingir a 100 gramas esperada.
Para isso deve-se calcular a massa desejada, menos a massa de nata com 35 gramas de gordura. Então 100 gramas - 77,8 gramas = 22,2g de leite desnatado.
Para simplificar essa conta, segue outro exemplo:
Em uma receita de 400 gramas de creme de leite fresco. Deve-se multiplicar 400 por 0,78, para assim chegar na massa de 312 gramas. Mas lembre-se precisamos de um total de 400 gramas de creme de leite fresco. Então, 312 gramas de nata para 400 gramas, precisa adicionar 86 gramas de leite desnatado para termos o total de 400 gramas de creme de leite fresco, assim atingindo a quantidade de gordura esperada.
Agora em uma receita mais complexa, tendo 317 gramas de creme de leite fresco na receita, deve-se: multiplicar 317 gramas por 0,78, que é igual a 247,26 gramas. 317 gramas menos 247,26 gramas é igual a 69,74 gramas.
Sendo assim se misturar 247,26 gramas de nata com 69,74 gramas de leite desnatado para substituir os 317 gramas de creme de leite fresco.
Fonte: Chef Confeiteira Dani Barreto, Gustavo Ono Chocolatier, Chef Pâtissier Karina Migliorini
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.