Topo

Veneza deverá ganhar rota acessível para cadeirantes explorarem a cidade

Veneza, na Itália - Getty Images/iStockphoto
Veneza, na Itália Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

17/08/2021 10h53

Veneza deve ganhar em breve uma rota turística acessível para visitantes cadeirantes, anunciou a vereadora Francesca Zaccariotto à CNN. Com ponto de entrada na Piazza San Marco, as rampas conectarão uma parte das 403 pontes da cidade, desde a Piazzale Roma.

Inicialmente, seis rampas deverão ser construídas em partes mais movimentadas da cidade: quatro na rota até a Piazza San Marco, e duas em pontos considerados cruciais para os residentes, anunciou a Câmara Municipal, que já aprovou o projeto. As alterações deverão custar cerca de ? 900 mil, isto é, R$ 5,6 milhões, em cotação de hoje.

"O objetivo era construir ao menos uma rota que permita que pessoas de todas as idades possam ir, ao menos, da Pizzale Roma a Piazza San Marco sem barreiras. Mas ampliamos o plano para que todos possam fazê-lo sem problemas, incluindo pessoas com deficiências visuais, o que não estava no projeto original", disse Francesca Zaccariotto à CNN.

Após a concretização do projeto, esta será a primeira vez em sua história que Veneza foi acessível a cadeirantes em sua história. A cidade teria sido fundada em 421 d.C. Até então, só alguns serviços turísticos da cidade eram acessíveis, como os ônibus aquáticos que realizam passeios por rotas limitadas.

"Estamos fazendo intervenções em pontes, ajustando degraus de escadarias para que sejam mais fáceis de subir e adicionando antiderrapantes em superfícies para facilitar a locomoção", explicou Francesca sobre o início das obras. De acordo com a política, a cidade oferece desafios para as obras por ser protegida por regras para sua preservação histórica.

As rampas móveis já faziam parte do cenário da cidade há seis anos. Construídas temporariamente para maratonas, elas acabavam permanecendo em funcionamento por boa parte do ano por necessidade em lugares como o distrito Dorsoduro e Riva degli Schiavoni.

Segundo Francesca, estas rampas temporárias serão substituídas por permanentes. A primeira, justamente em Riva degli Schiavoni, já está em construção. "Nós as aperfeiçoamos de acordo com as experiências anteriores, mudando a superfície, usando materiais que garantem a ausência de ruídos, melhorando não só a acústica, como a estética e a mobilidade".

Apesar de as obras já terem começado, o projeto das novas pontes será avaliado ainda pelo executivo da cidade para entrar, efetivamente, em vigor. A ideia é que as obras sejam finalizadas nos próximos meses.