Grife chinesa transforma próteses em joias em parceria com modelo
A grife chinesa YVMIN acaba de lançar uma coleção de próteses que são verdadeiras joias: as criações têm, em seu comprimento, desenhos e aplicações análogas às de acessórios e obras de arte.
A ideia por trás da coleção surgiu quando a modelo Xiao Yang, que usa uma prótese há cerca de 20 anos, fez um desabafo para Xiaoyu Zhang e Min Li, designers por trás da joalheria. Ela estava cansada de ter que tentar esconder as peças por achá-las feias ou até se incomodar com os efeitos delas em sua silhueta.
"No colégio, quando eu estava com muita vontade de me arrumar, eu achava que a prótese afetava minha beleza exterior. Usá-las ainda fez com que uma das minhas nádegas fosse deformada. Eu sinto que é arriscado usar calças justas ou blusas mais curtas do que o quadril, como se eu estivesse exposta. Usei camisetas e calças retas por muito tempo", relatou à revista Vogue americana.
Xiaoyu Zhang então sugeriu a ela que seria tão natural decorar as próteses quanto qualquer outra parte de seu corpo. "Este projeto diz a todo mundo que usar uma prótese é um fato que não pode ser mudado, mas usar uma que seja linda é algo possível. É um sentimento incrível que espero que mais pessoas experimentem".
O resultado foram três estruturas que funcionam como anéis ou colares; elas cobrem a prótese de Xiao Yang trazendo uma camada extra de detalhes e personalidade, mas sem afetar a função ou conforto que a modelo necessita ao andar com o membro ortopédico original.
Para desenvolvê-las, os designers tiveram que digitalizar tridimensionalmente, como em um exame médico, tanto a prótese como as pernas de Xiao. Assim, eles puderam dimensionar uma estrutura que coubesse perfeitamente e não trouxesse prejuízos para a mobilidade dela. O resultado foram joias em nylon e resina.
"Este material leve garante que a 'casca' não vá sobrecarregar a Xiao", explicou Xiaoyu Zhang. Há ainda imãs em pontos estratégicos para possibilitar que a novidade seja acoplada à prótese original. Uma vez pronta esta estrutura, os joalheiros trabalharam para implementar os elementos artísticos, como a patela em formato de coração, com um chapeamento a vácuo para conseguir o aspecto metálico. Por último, foram aplicadas pedrarias, como a zircônia roxa.
Apesar de as peças não terem sido desenvolvidas em larga escala, apenas de maneira experimental para Xiao Yang, a modelo ficou animada com o resultado, que considerou "bonito e romântico". Tanto que ela quer, a partir de agora, se dedicar a desenhar próteses para que outras pessoas também possam se divertir e cultivar a autoestima. "Esta colaboração me inspirou ainda mais. Quero criá-las", concluiu à Vogue.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.