Smash burger: saiba o que é, como se faz e por que ele se tornou um hit
Se o movimento de "gourmetização" do hambúrguer incentivou o público a trocar os discos industrializados e condensados por opções caseiras, suculentas e tão altas que às vezes fica difícil de abocanhar, agora os foodies estão de olho em outro estilo: o smash.
Popularizado nos Estados Unidos pelas redes Smashburger e Shake Shack, o hambúrguer fininho, que pesa de 70 a 100 gramas, dominou o cardápio de hamburguerias em São Paulo a partir de 2015. Não à toa: são tão saborosos quanto práticos.
Bruno Salomão, apresentador do Vai Ter Churras, explica que a técnica consiste em formar bolinhas de carne e, em vez de moldá-las num disco perfeito, esmagá-las na chapa ou frigideira com a ajuda de um papel manteiga e uma espátula.
Isso faz com que a carne se espalhe, ficando ainda mais fina e ganhando uma textura diferente. Como boa parte do smash entra em contato com o calor, forma-se uma deliciosa crostinha provocada pela Reação de Maillard.
Trata-se de um processo químico que ocorre a partir da união de um aminoácido ou uma proteína com um carboidrato redutor que é capaz de mudar o sabor, a cor e o aroma dos alimentos
A graça do smash está na crosta".
Diferentemente do hambúrguer tradicional, que tem altura suficiente para permitir a escolha do ponto da carne — mal passada, ao ponto e bem passada —, o smash não tem variação de cozimento.
O que pode ser um defeito para alguns gulosos é sinal de agilidade e praticidade para quem opera um restaurante. Segundo Bruno, dois minutinhos de cada lado bastam para preparar a pedida.
E para quem acha que 100 gramas de carne entre duas fatias de pão é pouco, a solução é simples: faça hambúrgueres duplos, como no episódio de Vai Ter Churras.
Passo a passo
Calcule 30% de peito bovino para 70% de acém e peça para moer duas vezes no tamanho 5. Junte a carne moída em bolinhas da gramatura que quiser, de 70 a 100 gramas.
Corte o papel manteiga em quadrados um pouco maiores do que a sua espátula. Espere a frigideira ou a chapa da churrasqueira esquentar bem e coloque um fio da gordura de sua preferência.
Coloque sobre a superfície uma bolinha de carne ou mais (se couber). Acomode o papel manteiga por cima e amasse o hambúrguer com a espátula. Frite por dois minutos ou até criar a crosta. Enquanto isso, coloque sal e pimenta-do-reino a gosto.
Vire o hambúrguer do outro lado e coloque duas fatias de queijo. Bruno usou cheddar. Assim que a parte de baixo da carne estiver dourada, retire da chapa e leve para o pão.
Fique ligado!
Confira todas as quintas um novo episódio no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas). E acompanhe mais conteúdos no Instagram de Nossa. Veja também a primeira temporada, na qual Bruno Salomão ensina os conceitos básicos para os churrasqueiros de primeira viagem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.