Topo

Por que o príncipe Charles sempre está com este anel no dedo mindinho?

Príncipe Charles está com este anel de sinete há muito tempo -- e provavelmente nunca iremos vê-lo sem a joia - Getty Images
Príncipe Charles está com este anel de sinete há muito tempo -- e provavelmente nunca iremos vê-lo sem a joia
Imagem: Getty Images

De Nossa

19/08/2021 04h00

Desde que conhecemos o príncipe Charles por gente — ou melhor dizendo, por "The Crown" — este anel dourado está muito bem posicionado em seu dedo mindinho nas mãos. Muito antes de que Harry Styles sonhasse em existir.

O acessório parece ser um amuleto da sorte do filho de Elizabeth e ganhou destaque também durante o anúncio do noivado com a princesa Diana e o casamento com Camilla Parker, em 2005.

O anel de sinete, todo em dourado, ganha destaque na série da Netflix. Não é difícil encontrar um momento em que o ator Josh O'Connor esteja girando-o em seu dedo. O motivo para que essa peça seja uma aliada para o visual de Charles, na verdade, é simples: representar o prestígio do membro da família real. Um símbolo de status.

Príncipe Charles e Diana no anúncio do casamento - Getty Images - Getty Images
Príncipe Charles e Diana no anúncio do casamento
Imagem: Getty Images

De acordo com uma reportagem da "Bloomberg", a tradição de usar um anel de sinete remonta aos dias do Antigo Testamento. Atualmente, pelo menos na família real britânica, essas joias sejam mais minimalistas, há séculos elas costumavam ser mais exuberantes com um selo gravado em cera ou argila.

"Os anéis de sinete existem desde que as pessoas usam joias", disse Beatrice Behlen, curadora sênior de moda e artes decorativas do Museu de Londres, à "Bloomberg".

"Eles parecem sempre ter sido populares, mas acredito que se tornaram mais populares com a ascensão da burguesia. Membros da classe média não teriam um brasão de armas, portanto, ter um anel de sinete seria um sinal importante para mostrar que você é de uma classe superior", contou.

Para Nossa, a historiadora Vera Abreu conta que a peça é utilizada normalmente no dedo mindinho da mão dominante — reforçando o "poder por trás do anel".

"O anel de cavaleiro, como também é chamado, faz parte do vestuário dos homens desde a Roma Antiga", explica ela. "Como na época, muitos deles ainda não sabiam escrever, era como se fosse uma assinatura. Ou seja, representava um selo de autenticidade do indivíduo que o carregava".

Curiosidade: o príncipe Charles usa o anel de sinete junto com a sua aliança de casamento com Camilla, em vez de usá-la no dedo anelar — o que parece ser uma grande declaração.

Anel de sinete de príncipe Charles junto com sua aliança de casamento - Getty Images - Getty Images
Anel de sinete de príncipe Charles junto com sua aliança de casamento
Imagem: Getty Images

Diana rompendo com padrões
Mais uma vez

Princesa Diana - Getty Images - Getty Images
Princesa Diana com o anel de sinete, em 1988
Imagem: Getty Images

Embora seja usado, em sua maioria, por homens, Diana Spencer se apropriou do anel para o seu estilo que marca gerações até hoje.

A princesa era uma fã do acessório e já foi flagrada usando a joia em diversos momentos, entre eles as partidas de polo em que o ex-marido participava.

Pippa Middleton e James Middleton com os anéis de sinete - Getty Images - Getty Images
Pippa Middleton e James Middleton com os anéis de sinete
Imagem: Getty Images

E a moda pegou entre as mulheres da família real. Quem também já foi flagrada usando uma dessas joias foi Pippa Middleton. A irmã de Kate — assim como James, o outro irmão — tem o seu próprio anel de sinete que, de acordo com o blog "From Berkshire to Buckingham", representa o brasão dos Middleton e foi ganho pela família pouco antes do casamento de Kate e o príncipe WIlliam.