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Companhia aérea pede a comissários que não usem fita adesiva em passageiros

Nos EUA, comissários chegaram a deter passageiro agitado com fita adesiva ou ameaçar colar o rosto daqueles que se recusavam a usar máscara - Getty Images
Nos EUA, comissários chegaram a deter passageiro agitado com fita adesiva ou ameaçar colar o rosto daqueles que se recusavam a usar máscara Imagem: Getty Images

De Nossa

20/08/2021 11h37

A United Airlines emitiu na sexta-feira (13) um comunicado pedindo a seus comissários de bordo que não colem passageiros agressivos ou que não cooperam com as medidas de higiene da pandemia com fita adesiva. A medida surgiu após recentes casos noticiados pela imprensa americana ocorridos em voos de outras companhias.

"Por favor, lembrem-se de que há a bordo itens designados para serem usados em situações difíceis e medidas alternativas como fita adesiva nunca devem ser usadas", diz John Slater, vice-presidente sênior de serviços de bordo, no memorando interno da empresa obtido pelo jornal The New York Times ontem (19).

O sindicato da categoria classificou à publicação o pedido da companhia como uma "jogada de marketing". No último mês, um passageiro alcoolizado da Frontier Airlines foi contido por um comissário com fita após apalpar outra comissária, além de ofender passageiros e tripulantes.

Outro caso semelhante ocorreu em voo da American Airlines, após um garoto de 13 anos se tornar violento com a própria mãe.

A divulgação do memorando coincidiu com a decisão da F.A.A. (Federal Aviation Administration — órgão federal responsável pela aviação civil no país) de punir 34 passageiros acusados de agredir comissários de bordo com multas que totalizaram US$ 530 mil, cerca de R$ 2,9 milhões em cotação de hoje.

Após vídeos amadores de diversos incidentes semelhantes pelo país se espalharem nas redes sociais, Taylor Garland, porta-voz da Association of Flight Attendants (Associação de Comissários de Bordo, em tradução livre do inglês para o português) afirmou ao The New York Times que em nenhum dos registros os comissários usam fita adesiva, mas, sim, uma fita restritiva que está disponível a bordo para lidar precisamente com este tipo de situação. "Fita restritiva não é prateada [como a fita adesiva]", observou.

Além disso, ela opinou que o lembrete da companhia não faz sentido porque a United Airlines teria removido este tipo de fita de suas cabines em 2014 e que acredita que o vazamento do memorando para a imprensa teria sido uma estratégia de relações públicas.

Sara Nelson, presidente da Association of Flight Attendants, concordou com a porta-voz no Twitter, onde classificou o comunicado da empresa como "ofensivo" e pediu que a United Airlines se desculpasse com os comissários de bordo.

"Eles não estão oferecendo aos comissários de bordo ferramentas reais para lidar com um aumento sem precedentes nos casos de passageiros indisciplinados."

De acordo com o jornal, a United Airlines compartilhou o comunicado aos comissários após um pedido da redação do The New York Times, mas se recusou a comentar quando a companhia teria banido o uso da fita ou como comissários devem proceder em casos como estes.

A F.A.A. informou ainda à publicação que os números de incidentes violentos em voos cresceram durante a pandemia devido ao mau comportamento de passageiros. Este ano, a agência já recebeu mais de 3.800 denúncias. Destas, 2.867 eram de viajantes que se recusaram a usar máscaras de proteção contra a covid-19, embora elas sejam obrigatórias segundo mandado federal.