Plástico pode ir no forno? Entenda como usar o saco de assar
Há quem ainda estranhe a utilização de um plástico dentro do fogão. Mas graças ao avanço da tecnologia, as opções disponíveis em mercados específicas para a função de cozinhar um alimento são, sim, seguras.
Chamada de embalagem para cozimento ou de saco de assar, a solução foi desenvolvida para atender aos congelados fornecidos pela indústria alimentícia e seu uso se estende para os preparos caseiros.
O material é resistente porque suporta as baixas temperaturas de câmaras frigoríficas presentes em diversas etapas da cadeia de alimentos bem como o calor intenso de fornos industriais.
Bruno Salomão, apresentador do Vai Ter Churras, diz:
Os sacos de assar aguentam temperatura de até 320 graus sem liberar nenhum tipo de produto químico que pode fazer mal à saúde".
Como funciona
De acordo com Bruno, o saco age como uma panela de pressão: veda o alimento e não deixa a umidade sair. O vapor gerado aumenta a pressão interna e acelera o cozimento.
Para carnes rígidas, grandes e que precisam de muito tempo até ficar macias, são uma mão na roda.
Assim como mostra o vídeo, o utensílio também tem a vantagem de deixar o tempero — preferencialmente líquido — juntinho ao ingrediente. Por isso, é possível pular a etapa chamada de "regar" o alimento.
Depois de conquistar o ponto desejado com a embalagem de cozimento, ela pode ser aberta para que as carnes ou os vegetais dourem e criem uma casquinha.
Pode usar na churrasqueira?
Sim, mas deve ser colocado no ponto mais alto da churrasqueira, beeem longe das labaredas. Só o calor do bafo é suficiente para o alimento assar.
Fique ligado!
Confira todas as quintas um novo episódio no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas). E acompanhe mais conteúdos no Instagram de Nossa. Veja também a primeira temporada, na qual Bruno Salomão ensina os conceitos básicos para os churrasqueiros de primeira viagem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.