Donuts em casa: dicas para fazer o doce sem complicações e com muito sabor
De origem norte-americana, os donuts são um tipo de rosca frita com textura macia que lembra bastante o sonho. Eles podem levar diferentes recheios e coberturas. O doce ficou bastante famoso após aparecer em vários filmes e séries. Aqui no Brasil já é possível encontrar lojas especializadas apenas na sobremesa.
A boa notícia é que os donuts podem ser preparados em casa. Quem tem pouca experiência na cozinha precisa seguir o passo a passo da receita. Por ser uma massa bastante versátil, é possível variar nas coberturas, abusar da criatividade e do sabor.
Quando falamos em donuts queremos sabores e coberturas variadas que dão água na boca.
Não seja tímido na hora de cobrir e decorar: um bom donuts é colorido para dar vontade de comer e ficar na dúvida de qual escolher", afirma Roseli Candeo, instrutora de gastronomia do Senac EAD.
A seguir, veja algumas dicas para preparar um donuts sequinho e irresistível ao paladar.
1. Preparo da massa
A massa é fermentada, sendo assim, o processo é semelhante a um pão de leite. Dissolva o fermento na água antes de juntar os outros ingredientes. Em seguida, sove bem até formar o ponto de véu (quando estica e não arrebenta e fica transparente). O preparo também precisa do tempo de descanso para a levedação da massa antes da fritura.
"É importante sovar a massa até que ela fique bem homogênea. Dessa forma, garantimos que o fermento seja ativado e dará volume enquanto a massa descansa", explica Bruna Calderon, chef de cozinha.
2. Donuts bem redondos
Uma das dificuldades de preparar o doce em casa é conseguir deixá-lo bem redondinho. Para isso, utilize um cortador de dois tamanhos: um maior para moldar e outro menor para o furo central.
No entanto, se não tiver o cortador, use um copo para o corte externo e uma tampa de garrafa para o centro.
Para Candeo, um dos maiores erros na hora de fazer os donuts é a dificuldade de acertar na espessura. "A massa deve ter em torno de 5 milímetros na hora de abrir com rolo, pois crescerá por causa do fermento. Na hora do corte, utilize a porção selecionada fazendo movimentos circulares para que fique bem redonda", destaca.
A especialista reforça que, se na hora de cortar for feito movimentos para os lados, o donuts ficará oval.
3. Ao fritar
Para fritar, é importante que o óleo esteja bem quente (180ºC). Isso garante que frite tanto por dentro quanto por fora. Acima disso, o óleo pode liberar toxinas. Além disso, a fritura não pode demorar demais para que o donuts não fique encharcado.
"Se preferir assar, o processo de produção é o mesmo: a única diferença é que depois da levedação, a massa precisa ir ao forno por cerca de 10 minutos ou até dourar levemente", explica Candeo.
4. Diminuir o excesso de óleo
Os donuts precisam ficar bem sequinhos. Uma forma de diminuir o excesso de óleo após a fritura é usar uma peneira de metal e colocá-la suspensa em uma vasilha. Esse método simples faz com que o excesso de gordura caia.
"Só não aconselho colocar um em cima do outro, pois a gordura vai se espalhar. Também há a opção de usar papel toalha. Mas, nesses casos, será preciso usar uma grande quantidade para secar todos os donuts", destaca Candeo.
5. Recheio e cobertura
O recheio precisa ser cremoso, mas não muito fluído para que se mantenha dentro do donuts e não escorra na hora de morder. Nem sempre ele precisa ser recheado, mas a cobertura não pode faltar.
Para rechear, eles devem ser cortados no sentido da extensão e recheado com manga de confeitar. Não exagere na quantidade de recheio para não quebrar.
Os docinhos são bastante versáteis e combinam bem com chocolate, doce de leite, brigadeiro ou creme pâtisserie. As coberturas e os confeitos coloridos dão o charme extra ao doce.
6. Guardar para depois
O ideal é consumir os donuts fresquinhos para garantir o sabor. Fez e sobrou? Não tem problema! "Ele dura cerca de dois dias após o preparo, devendo ser guardado em um pote ou saco plástico bem fechado", explica Calderon.
Confira algumas receitas para você preparar em casa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.