Tapioca gigante com queijo, carnes, ovo e frutas vira atração em Manaus
Quem resiste a uma tapioca quentinha? Com recheio doce ou salgado, para começar o dia ou no lanche da tarde, ela agrada paladares de norte a sul do país. Em Manaus, uma tapioqueira inovou com uma versão gigante, que pesa nada menos que três quilos. A novidade viralizou na internet e ganhou até status de atração turística.
A ideia é de Maria Iraci Nunes da Silva, 60 anos, proprietária do "Cantinho do sabor regional", um dos oito boxes de alimentação do Parque Dez, movimentado ponto turístico manauara na região central da cidade.
A receita entrou no cardápio em 2018. A tapioqueira conta que queria fazer algo diferente para oferecer à clientela, que já dispõe de 80 sabores da iguaria.
Eu sempre gosto de estar inovando, mudando o cardápio. Aí pensei: por que não pegar todos os produtos regionais que tenho e colocar juntos?"
No começo, dona Iraci não se prendeu a quantidades. "Chamei o tapioqueiro e começamos a fazer tudo no "olhômetro". Se fosse experimentar ia ter que testar muitas vezes", relembra. Mas com a repercussão ela definiu quantidades para os ingredientes.
Antes mesmo de ir para o fogão, Iraci já sabia que não tinha como preparar a tapioca em frigideiras convencionais e mandou confeccionar frigideiras de alumínio personalizadas, com 25 centímetros de diâmetro e 12 centímetros de altura. "Assim que tive a ideia mandei logo fazer duas frigideiras do tamanho dessa tapioca porque as tradicionais têm 22 de largura e 5 de altura", explica.
Um exagero de sabor
E ela tinha razão, pois só uma frigideira gigante para comportar um quilo de goma e aproximadamente 300 gramas de cada um dos sete ingredientes usados no recheio. Tem queijo coalho, tucumã in natura, presunto, ovo, bacon e banana pacovã fritos, além da carne de patinho na chapa.
O segredo, segundo a tapioqueira, é usar ingredientes frescos. "Faço tudo na hora. Frito o ovo na hora. A carne vai em tiras para a chapa, tudo bem temperado. Tudo feito com muito amor".
O preparo também é minucioso e dura 45 minutos. São duas tapiocas feitas simultaneamente. Em uma vão os ingredientes mais pesados e na outra, o queijo e o tucumã.
"A tapioca com queijo é o tampão. Com ela a gente faz a cobertura. Aí viramos três vezes, deixando cozinhar 10 minutos cada lado, que é quando a goma faz o processo de assar. Daí é só fatiar e servir".
É claro que, com todo esse tamanho e recheio, o prato serve bem seis pessoas. A unidade custa R$ 60. Mas dona Maria Iraci entrega que a fatia não é para qualquer um.
Um adulto não consegue comer uma fatia sozinho, não. A gente divide em seis pedaços e tem gente que não acaba um".
Prato viraliza pela segunda vez
Apesar de ter voltado a virar assunto na internet, a fama da tapioca gigante é mais antiga. Há três anos, ganhou destaque entre os praticantes de esporte. "Tinha um cliente que era mestre em artes marciais. Ele pediu e se apaixonou porque tem muita proteína. Foi só postar no perfil pessoal dele que a procura aumentou".
Recentemente uma visitante fez outra postagem, que também viralizou. "Com isso algumas emissoras me procuraram, saíram reportagens na imprensa.
Tem gente vindo porque viu na TV ou na Internet. Além de experimentar, eles pedem para tirar foto comigo e com a tapioca", comemora a dona do box
Depois disso, ela mandou até confeccionar um banner para expor na entrada do café, já que os clientes entram na feira perguntando onde tem a tapioca gigante.
Mesmo com a divulgação espontânea nas redes e na imprensa, as vendas do prato não aumentaram proporcionalmente. "Como é uma tapioca grande, não é uma coisa para duas pessoas comerem. Por isso não tem um avanço grande nas vendas", conta dona Maria Iraci. Segundo ela, após a divulgação já houve finais de semana em que foram vendidas até 25 unidades.
Mas para a tapioqueira o mais importante não é o aumento das vendas e sim a divulgação do trabalho. "É uma referência para a nossa feira. Para as pessoas voltarem e para as que não conhecem que venham conhecer o espaço".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.