Como fazer pão na chapa com crostinha de requeijão
Uma "evolução" do pão na chapa, o pão na chapa com requeijão na entrada é sucesso nas padarias tradicionais e moderninhas.
O termo quer dizer que o requeijão é passado no pão antes de entrar em contato com a superfície quente. O resultado? Uma casquinha dourada e deliciosa que esconde outra camada cheia de cremosidade.
Cláudia Belintani Abbud, sócia da Padoca Filosófica, em São Paulo, nos ajudou a revelar os segredos do preparo e explica como reproduzir esse clássico em casa.
Antes de partir para o passo a passo, vamos falar dos ingredientes.
Prefira pães crocantes por fora, como baguete, pão rústico e o trivial pão francês. Quem quiser ousar um pouco mais pode apostar no pão de queijo.
O requeijão, por sua vez, precisa ter consistência. Aqueles bem ralos não servem — espalham-se pela chapa ou frigideira, fazem uma sujeira danada e não criam crosta. Catupiry e cream cheese são opções bacanas de substituição.
Como fazer
Comece passando um pouco de manteiga no pão. Isso mesmo, manteiga. Leve o pão para a frigideira antiaderente em fogo baixo.
Assim que o miolo ganhar mais estrutura, retire o pão e passe uma camada de cerca de um centímetro de requeijão. Aumente o fogo e, quando estiver bem quente, coloque o pão com o requeijão virado para baixo e não toque mais nele.
É importante não ficar mexendo enquanto a casquinha se forma. O pão deve ficar quietinho".
Assim que a crosta se formar e estiver dourada, passe uma espátula de silicone entre a frigideira e o requeijão. Ele irá se desgrudar aos poucos. Consuma na hora — se esfriar, murcha.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.