Zeca Camargo recebe o duo Anavitória e prova receita típica do Tocantins
Anavitória, peixe na folha de bananeira e muitas histórias do Tocantins, na Região Norte. O estado caçula do Brasil é a parada deste episódio do "Brasil com Zeca" e surpreendeu com seus muitos sabores.
Para nos guiar por este mar de delícias é a chef Ruth Almeida, que sabe como ninguém colocar no prato a identidade da região. A receita que ele prepara é de peixe pintado assado na folha de bananeira que leva um nome inusitado: "Pai e Mãe!".
"É a primeira vez que passei a receita, que representa minha história e família. Escrevi um livro em que conto que quando venho cozinhar me desligo. Meu pai era pescador, além de trabalhar na roça, e minha mãe, quebradeira de coco babaçu. Nada mais justo do que o nome deles me seguir na cozinha", diz a chef, que também atua como palestrante, consultora e proprietária do Raízes Gastronômicas. Uma legítima pesquisadora da cultura gastronômica do Brasil.
Ao longo do preparo da receita, Ruth conta passagens da sua história e a intimidade com produtos na roça. Ela vem de uma família de trabalhadores rurais, filha de pescador. Desde pequena já cozinhava em um fogão a lenha para fazendeiros da região.
O prato, carregada (no melhor sentido) de cheiro verde e com toque de óleo de coco babaçu, é deixa certa para Zeca Camargo iniciar a conversa com as duas jovens tocantinenses de vozes lindas: Ana Clara Caetano Costa e Vitória Fernandes Falcão. Ou mais conhecidas no Brasil como Anavitória, o duo musical nascido no Tocantins cuja história já virou até filme.
Quando a gente teve que se apresentar em 2015 a gente adotou o rótulo 'pop rural', musiquinha aterrada. A caixinha que a gente se colocou. Mas depois foi mudando tanto, a sonoridade não tem mais aquela ruralidade", comenta Ana Clara.
Em 2019, elas ganharam o Grammy de Melhor Canção em Língua Portuguesa, o segundo da carreira.
"Um pouco de sorte. As coisas foram acontecendo, na pandemia foi a primeira vez que a gente assentou e olho para trás, o que é muito doido", diz Vitória.
A vida delas virou uma comédia musical romântica nos cinemas ("Ana e Vitória"), com músicas inéditas, e também um documentário, '"Anavitória Araguaína Las Vegas".
"Foi ótimo terem documentado isso. Tenho pouquíssimas memórias, então amo que este documento existe para eu lembrar", comenta Ana.
Para coroar a receita e o bate-papo, Leandro Santos, consultor etílico do "Brasil com Zeca", prepara o drinque "Singular", feito à base de uísque e suco de caju.
Anota aí
Brasil com Zeca vai ao ar toda sexta-feira, às 11 horas, no Canal UOL e no YouTube de Nossa, onde você também pode maratonar todos os episódios. Também confira conteúdos extra nas redes sociais de Nossa: Instagram, Twitter, e Facebook.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.