De boia-fria a chef, Ruth Almeida ensina peixe na folha de bananeira
Antes de ser chef com direito à aparição na TV, Ruth Almeida foi boia-fria, quebradeira de coco, doméstica, lavadeira e cuidadora de crianças. Casou-se aos 14 anos, separou-se em 2013 e, aos 40, tornou-se cozinheira oficialmente.
"Pedi para Deus me tirar do anonimato e sonhei que participava de um programa. Tudo na minha vida eu sonho antes de acontecer", conta Ruth, enquanto prepara o peixe assado na folha de bananeira no Brasil com Zeca, a convite do apresentador Zeca Camargo.
Há cinco anos, ela participou do reality "Cozinheiros em ação", apresentado por Olivier Anquier, no GNT. Até então, ela nunca tinha viajado para além de 40 quilômetros de Palmas, onde hoje comanda o restaurante Raízes Gastronômicas.
"Pedi demissão do hotel em que trabalhava fazendo o café da manhã, cheguei para a dona e falei que tinha me inscrito num programa de televisão e seria selecionada".
Ela disse que seria muito difícil entrar, mas, com minha história e coragem, fui para São Paulo."
Dois anos após ficar entre os finalistas do reality, ela conquistou o Prêmio Dólmã na categoria estadual graças ao trabalho com produtos típicos do Tocantins vindo de pequenos produtores da região.
É o caso do pintado e do óleo de coco de babaçu, que entram na receita cedida a Nossa. As postas de peixe vão para a panela com temperos mais leite e óleo de coco, são enroladas na folha de bananeira e terminam de assar no forno.
Clique na imagem abaixo para conferir as receitas completas:
Para acompanhar, o barman oficial do Brasil com Zeca, Leandro Santos, sugeriu o drinque que combina uísque, suco de caju e limão. Veja o passo a passo:
Anota aí
"Brasil com Zeca" vai ao ar toda sexta-feira, às 19 horas, no Canal UOL e no YouTube de Nossa, onde você também pode maratonar todos os episódios. Confira ainda conteúdos extra nas redes sociais de Nossa: Instagram, Twitter e Facebook.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.