Apartamento de 44 m² ganha cores, estampas e truques para caber tudo
Pablo Oliveira não conhecia Alisson Messias pessoalmente — apenas tinha a imagem dele na cabeça, já que conversavam apaixonados havia dois meses. Faltava a coragem do encontro. Eis que um dia, na rua, o destino deu uma forcinha:
"Ele estava no ponto de ônibus e eu parei de carro, ofereci uma carona, fingindo que estava indo para a mesma direção que ele falou", ri Pablo, servidor público. Os dois mineiros de Juiz de Fora nunca mais se desgrudaram.
Pablo sempre foi aficionado por decoração, daqueles que colecionam referências, pastinhas repletas de imagens e sonhava com o dia em que compraria seu apartamento definitivo.
Depois de quase nove meses junto de Alisson, pouco antes da pandemia, veio a oportunidade: este, com 44 m² e dois quartos, era perfeito para o casal.
Dá pra imaginar o que aconteceu, né? Com muitas imagens e ideias, fiquei com medo de virar um carnaval", conta, bem-humorado
Assim, a arquiteta Ludmila Rampinelli entrou em cena a fim de sintonizar os planos e organizar a reforma. "Pedimos um toque de cor, afinal eu não sei ser minimalista. Sonhava com um quarto com cara de hotel, com luz indireta. Sempre percebi que iluminação traz aquela cara de lugar chique. Pensava também nos cobogós da cozinha e ela orquestrou tudo isso", diz.
Assim que pegamos a chave e entramos, quase choramos. Achamos que não caberia nada. Só um projeto mesmo para conseguir isso"
A obra durou seis meses. Nesse tempo, a dupla fez vários orçamentos e estocou materiais — ótima ideia para economizar, principalmente nesses tempos de inflação forte sobre esses itens. "Nossa ideia era entrar ali o quanto antes fosse possível para nos livrarmos do aluguel."
Quando tudo ficou pronto, o investimento no projeto profissional valeu a pena o esforço. Inspirado, ele viu a hora certa de fazer o perfil @nossoape.710 — em dois anos, chegaram ali mais de 20 mil seguidores interessados no alto astral dos conteúdos de Pablo.
Coube tudo. "Aproveitamos cada espaço, conseguimos guardar tudo nos lugares. Sou apaixonado pela cozinha, tem o tom de amarelo que eu amo", diz ele, ao lado dos pets Pretinha e Asthor.
O amor pelo processo foi tão grande que Pablo resolveu mergulhar de cabeça nesse universo: é o estudante de design de interiores mais ávido na sala de aula e pretende fazer, em outros lares, a mesma mágica que viu acontecer no seu.
Dicas de Pablo para fazer obra e decorar com inteligência
Obra: acompanhe. "Quando fizemos a reforma do apartamento vendemos o carro para custear tudo e era difícil olhar de perto tudo o que havia sido feito em um dia. Combinei com o profissional de mandar a foto no fim do dia e ele nunca mandava. Nossa obra demorou muito por isso: ele priorizou outras que estavam sendo acompanhadas diariamente."
Não pague tudo antes. "Esse é um erro enorme, não cometemos mas sei de muita gente que faz isso e depois sofre. É preciso combinar uma entrada e o restante no final, para que os profissionais priorizem a sua obra."
Expresse suas cores. "Não é preciso ter medo de se expressar com cores. Evite os clichês da internet, eu sei que é mais fácil ir por eles, mas dar seu próprio toque é necessário. Nos últimos tempos ficou muito cômodo encontrar referências e com isso perdemos o toque pessoal por preguiça."
Móveis estreitos. "Foi um ótimo ganho de espaço: fizemos no banheiro e na lavanderia e esses móveis mais finos são o suficiente para guardar coisas sem dar peso ao ambiente."
Espelhos. Em pontos estratégicos, eles ajudam a ampliar os ambientes e atuam como janelas para disseminar a luz natural. Aposte neles.
Verticalize o que puder. "Em apartamento compacto, prateleiras e móveis altos não atrapalham o trânsito e acomodam tudo. Recomendo." Repare que até uma coleção de xícaras ganhou espaço acima de meia-parede de cobogós da cozinha.
Detalhes de valor. Acha besteira investir em interruptores mais bonitos? Saiba que eles dão o toque final, um arremate que valoriza o espaço. "Fizeram toda a diferença no apartamento, assim como os rodapés".
Tem pet? Fique com essa dica. "O piso é laminado no quarto e na sala, e como tínhamos medo de nossa cachorra estranhar a mudança e fazer xixi nele, fizemos uma impermeabilização. Deu um upgrade e foi barata essa solução, indico."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.