Topo

5 receitas para viajar pelos sabores do Brasil com Zeca Camargo

De Nossa

03/09/2021 04h00

Os sabores dos quatro cantos do Brasil vigoraram na segunda temporada de Brasil com Zeca. Com as instruções de chefs convidados, Zeca Camargo preparou receitas para todos os gostos.

A série de programas do Nossa, canal de lifestyle do UOL, e de MOV, mostrou a variedade culinária e cultural do que os brasileiros levam à mesa. Confira cinco sugestões, que usam de porco a frutos do mar, para replicar em casa.

Casquinha de Siri

Sorriso largo no rosto e aquele tempero que só a Bahia tem. Quem coloca esses encantos na mesa é a chef Tereza Paim com a sua casquinha de siri. "O siri é como se fosse um caranguejo pequenininho.

As pessoas catam no mangue, cozinham para amolecer e lavam com limão que, você sabe, lava tudo."

Rapidinha de fazer, a receita abusa dos temperos. Entram na lista de ingredientes cebola, alho, tomate, cebolinha, coentro, leite de coco, dendê, louro, tomilho e — ufa! — pimenta.

Casquinha de Siri

Dificuldade Fácil
Ver receita completa

Arroz do Cerrado

Mineira que fez carreira e fama em Brasília, a chef Leninha Camargo ensina seu arroz do cerrado. Segundo ela, a receita é simples e barata de fazer. "Tem aromas, cores e sabores para encantar."

O preparo foi desenvolvido no aniversário de 50 anos de Brasília. Pela criação tardia e planejada, a cidade que não tem uma referência gastronômica única. "Cada um trouxe um pouquinho da sua cultura, nordestinos, mineiros e paulistas. A gente recriou os pratos".

Confira o passo a passo da receita que é uma espécie de releitura da paella espanhola, mas com produtos do Cerrado.

Fettuccine ao molho pesto

Paixão nacional e internacional — principalmente compartilhada por São Paulo e Itália — uma boa massa é a receita do chef Rafael Lorenti, do tradicionalíssimo Basilicata, no Bixiga.

Ele ensina um prato que surpreende pelo paladar e autenticidade: fettuccine ao molho pesto. A massa trabalhosa preparada do zero é compensada pela facilidade do molho, que leva poucos ingredientes.

Peixe na folha de bananeira

Antes de ser chef com direito à aparição na TV e Prêmio Dólmã, Ruth Almeida foi boia-fria, quebradeira de coco, doméstica, lavadeira e cuidadora de crianças.

Hoje, ela chama atenção com o trabalho de valorização dos produtos típicos do Tocantins vindo de pequenos produtores da região. É o caso do pintado e do óleo de coco de babaçu, que entram na receita cedida a Nossa.

As postas de peixe vão para a panela com temperos mais leite e óleo de coco, são enroladas na folha de bananeira e terminam de assar no forno. Veja as instruções completas.

Peixe pintado assado na folha de bananeira

Dificuldade Fácil
3 porções
Ver receita completa

Ensopado de caranguejo

À frente do Gastronomia Rosseti, Célia Rosseti faz festas há mais de 15 anos no Maranhão. Junto de Zeca, ela apresenta o ensopado de caranguejo que não economiza nos temperos.

Alho-poró, pimentão, tomate, coentro, leite de coco e pimenta dedo-de-moça dão sabor à pedida que usa patas do crustáceo como decoração.

A grande sacada está na tapioca chips. A farinha é levada à frigideira bem quente para formar uma pequena crosta e, na sequência, colocada no forno por três minutos. O resultado é um petisco crocante com formato abaloado que já faz as vezes de colher.

Ensopado de caranguejo com chips de tapioca

Dificuldade Médio
60 min
Ver receita completa

Anota aí

Brasil com Zeca vai ao ar toda sexta-feira, às 11 horas, no Canal UOL e no YouTube de Nossa, onde você também pode maratonar todos os episódios. Também confira conteúdos extra nas redes sociais de Nossa: Instagram, Twitter, e Facebook.