Réplica de navio mercante do século 18 irá refazer rota da Suécia à China
O navio mercante Götheborg voltará a navegar pelo mar após naufragar em 1745 na costa da Suécia. Como isso é possível?
O histórico Götheborg continuar submerso, mas foi construída uma cópia fiel do que foi a embarcação do século 18. Batizada de Götheborg II, ela irá refazer a rota original entre Suécia e China a partir de abril de 2022.
Este feito só se tornou possível graças a mergulhadores que finalmente se depararam com os destroços do original nos anos 80. A partir das informações colhidas, pesquisadores puderam recompor o modelo do navio que, após dez anos de construção, está finalmente pronto e ancorado em Estocolmo.
Um dos maiores desafios que a equipe dedicada à réplica enfrentou, segundo a CNN americana, foi encontrar os mesmos tipos originais do primeiro navio, como madeira e ferramentas utilizadas já no século 18 — época em que o Götheborg era a maior embarcação mercante do mundo, com 58,5 metros de comprimento, 11 metros de largura, 47 metros de profundidade e velocidade máxima de 11 nós.
O itinerário da viagem deve incluir paradas em Londres, Lisboa, Palma de Maiorca, Atenas, Alexandria, Djibouti, Mascate, Chenai, Singapura, Ho Chi Minh, Hong Kong e Xangai. Para completar a rota, a embarcação deverá enfrentar o desafio de cruzar o Canal de Suez, onde o cargueiro Ever Given ficou encalhado por mais de uma semana no início de 2021.
A previsão é que o Götheborg II chegue à China em outubro de 2022 com os 80 tripulantes da partida e mais 50 que devem embarcar nas paradas pelo caminho. A estimativa da companhia é que haja 600 pessoas a bordo no final da viagem na Ásia.
Enquanto não parte para a viagem, o navio recebe visitantes curiosos para conhecer a embarcação de quase 300 anos atrás. Para fazer o tour, é necessário reservar ingressos através do site.
Em 2005, a réplica sueca foi da Espanha a Recife e também foi aberta para visitação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.