Como fazer beijinho, brigadeirão e torta de limão sem leite condensado
A indústria alimentícia estabeleceu no nosso imaginário que doce e leite condensado são quase sinônimos. Mas não é bem assim. Antes da latinha com leite e açúcar dominar as receitas populares, existiam outras maneiras de conquistar a textura e o sabor da confeitaria brasileira.
De acordo com o podcast Prato Cheio, que destrincha a história do Leite Moça, o produto, criado nos anos 1940, chegou com força às despensas entre 1960 e 1970 na esteira dos movimentos que cobravam igualdade de gênero.
"A corporação suíça se apresentou como mediadora e amiga, um amparo diante das aflições que atingiam mulheres que tinham de lidar com a sobrecarga de trabalho externo e tarefas domésticas", escreve a equipe do Joio e o Trigo, site de jornalismo investigativo sobre alimentação detentor do podcast.
A fim de reunir receitas que ensinam a fazer os docinhos tradicionais sem a lata, o portal lançou o livro digital e gratuito entitulado "Receitas Sem Nestlé".
Confira, abaixo, o passo a passo de três ícones da mesa brasileira.
Clique nas imagens para ter acesso às instruções completas:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.