Por dentro do aeroporto da Copa de 2022, eleito o melhor do mundo
Neste mês de agosto, o Hamad International Airport, que serve a cidade de Doha (capital do Qatar), foi eleito o melhor aeroporto do mundo pela Skytrax World Airport Awards, premiação considerada uma espécie de Oscar da aviação.
E a honraria não surpreendeu: inaugurado em 2014 e porta de entrada para a Copa do Mundo de 2022, o aeroporto do país árabe é um lugar onde o viajante tem tudo para não ficar bravo caso seu voo atrase.
Isso porque o local abriga uma ampla oferta de serviços e atrativos que podem distrair os passageiros por muitas horas.
Antes do embarque ou após o desembarque, a atenção das pessoas é imediatamente fisgada pela arquitetura peculiar do Hamad International Airport: parte de sua estrutura tem um formato que lembra o das ondas, em referência ao mar que banha o Qatar (localizado na área do Golfo Pérsico).
Já sua torre de controle tem 90 metros de altura e se destaca na paisagem com uma forma levemente curvada (e que fica lindamente iluminada à noite).
E outra obra que capta os olhos dos viajantes é a moderna mesquita que existe dentro do terreno do aeroporto, cuja estrutura lembra uma gota d'água caída sobre o solo e fica junto a um minarete de 36 metros de altura.
Exposições de arte e hotel com piscina indoor
Em seu interior, o Hamad International Airport abriga uma área de compras chamada Viale Di Lusso, com lojas de marcas de grife como Valentino, Dolce & Gabbana, Fendi e Jimmy Choo, além de um restaurante e um café da Emporio Armani.
Para quem não tem muito dinheiro para gastar, há dezenas de outras opções de lugares para comer.
E, também, existem atividades gratuitas para fazer por lá: uma delas é admirar as mais de 20 obras de arte que estão espalhadas pelo Hamad International Airport.
São trabalhos de artistas renomados como Maurizio Cattelan, Don Gummer, Keith Haring e Damien Hirst — e, entre estas obras, uma das mais famosas é a escultura batizada de "Small Lie", assinada pelo artista estadunidense KAWS e que é um concorrido ponto de fotografias.
Pessoas enfrentando longas esperas por um voo, por sua vez, podem pagar para relaxar em um hotel que existe dentro do aeroporto: o estabelecimento conta com mais de 100 acomodações, academia de ginástica, spa, quadra de squash e uma piscina indoor com 25 metros de comprimento.
Outra opção de descanso é um lounge com cabines à prova de barulho: o passageiro paga por hora para entrar nestes espaços privativos e dar uma dormida enquanto a hora da decolagem não chega.
Cuidados na pandemia
Durante a pandemia, o Hamad International Airport investiu em tecnologia para combater a disseminação da covid-19 em seus ambientes.
O aeroporto, por exemplo, colocou em funcionários capacetes com tecnologia para mostrar, para a pessoa que está usando o equipamento, a temperatura dos passageiros que circulam pelo local, ajudando a identificar viajantes com sintomas da covid-19.
Também trabalham por lá robôs que desinfetam, de maneira autônoma, o chão e outras superfícies.
Além disso, o lugar está equipado com um sistema de câmeras que identifica rapidamente passageiros sem máscara.
O aeroporto informa que ainda está em processo de expansão. Entre as obras que serão realizadas nos próximos anos está a inauguração de um jardim indoor com 10.000m².
E, para 2022, o Hamad International Airport promete abrigar atividades relacionadas ao mundo do futebol, para agradar os fãs que chegarão ao Qatar para acompanhar de perto a Copa do Mundo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.