Como é visitar Socotra, ilha com as paisagens mais "alienígenas" da Terra
No oceano Índico, existe uma exótica porção de terra que, entre viajantes internacionais, é chamada de o "lugar com a paisagem mais alienígena do mundo".
Trata-se da ilha de Socotra, que faz parte do Iêmen e realmente surpreende os visitantes com suas características únicas, que parecem não pertencer a este planeta.
Apelidada também de "Galápagos do Índico", a ilha abriga diversas espécies de plantas e animais endêmicos, que se espalham por um território que conta com horizontes montanhosos (com picos com mais de mil metros de altitude) e é marcado por dunas e praias banhadas por um lindíssimo mar azul.
E há duas obras da natureza que se destacam por lá e constituem um prato cheio para fotógrafos.
A primeira é a árvore conhecida como Sangue de Dragão, que tem um formato que remete ao do guarda-chuva — e parece ter sido talhada pelas mãos de um hábil artista. Seu nome tem a ver com a resina vermelha à qual a árvore dá origem.
Já a segunda é uma árvore chamada popularmente de Árvore Garrafa (e cujo formato lembra uma pata de elefante).
E ambas quase sempre surgem no horizonte tendo como pano de fundo paisagens belíssimas, como dramáticas encostas áridas, o oceano quase infinito e estradas que serpenteiam pela ilha.
Impressões de um visitante
Um dos viajantes que visitou este destino surreal foi o espanhol Carlos Useros Moyano, que já esteve em todos os países do mundo — mas que, mesmo assim, se surpreendeu com Socotra.
"Eu sabia que o Iêmen era um lugar singular por causa de sua arquitetura e seu povo muito hospitaleiro. Até hoje, posso dizer que é um dos meus destinos favoritos no mundo", diz.
Na visita ao país, a cereja do bolo foi a ilha de Socotra. Suas paisagens e sua fauna fazem dela um local único"
Carlos ficou uma semana na ilha e percorreu seu território com a ajuda de um veículo 4x4 e um motorista.
E, em seus passeios, visitou várias praias paradisíacas do local, como Qalansiyah (uma das mais famosas de Socotra) e Shoab, mais remota, mas também lindíssima, com água azul-turquesa.
Também merece uma visita a praia de Aomak, onde dunas dividem paisagem com o mar. Lá, é possível admirar um pôr do sol espetacular"
"E uma das coisas que mais me surpreenderam na ilha foi a caverna Hoq, com estalactites e estalagmites incríveis".
E, logicamente, encontros com as estrelas de Socotra ocorreram em diversas ocasiões.
Carlos, por exemplo, pôde admirar as árvores Sangue de Dragão na região de um cânion. E a Árvore Garrafa também apareceu em várias partes da ilha, encantando o viajante com sua forma exótica.
População
A ilha de Socotra tem aproximadamente 60 mil habitantes, que vivem de atividades como a pesca e do próprio turismo.
E estas pessoas apresentam características bem interessantes para os turistas.
"Muitos nativos têm traços árabes e, também, indianos. E seus costumes são diferentes dos vistos no Iêmen continental. Muitos ainda falam um idioma próprio e são menos radicais em relação à religião. Suas vestimentas são bem coloridas", explica Carlos.
E o espanhol teve experiências de imersão com esta população que, como no resto do Iêmen, costuma se mostrar muito receptiva.
Eles me mostraram como é o processo de sua pesca tradicional, feita com a ajuda de redes. E, em questão de 30 minutos, tínhamos mais de 20 peixes para fazer um churrasco. E, no mar, dava para ver golfinhos"
Logicamente, a atenção do espanhol não demorou para se voltar para a natureza de Socotra, que é o seu grande atrativo.
Além da fauna marítima e das exóticas árvores, ele se encantou com as aves que surgiam constantemente no céu deste território iemenita.
"Socotra é a natureza em estado puro. Diversas espécies de aves se reproduzem na ilha. E muitas delas são endêmicas [como o pardal-de-Socotra]. São imagens que deixam qualquer um sem palavras, em uma paisagem que realmente parece de outro planeta".
O Iêmen continental sofre com uma guerra civil desde 2014. Mas Socotra, por ser uma ilha e ter sido menos afetada pelo conflito, tem recebido visitas de turistas estrangeiros nos últimos anos, que chegam pelo aeroporto local.
Porém, antes de qualquer viagem para lá, verifique como está a situação da segurança neste pedaço de terra.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.