Bolonhesa de linguiça: aprenda molho picante e truques para massa perfeita
Variação do bolonhesa clássico de carne, este molho de linguiça toscana é cheio de personalidade. Leva conhaque, vinho branco, creme de leite e a combinação das pimentas calabresa e dedo-de-moça.
A base do sabor vem da "sujeirinha" formada no fundo da panela logo no início da receita, quando a linguiça picadinha é dourada em fogo alto.
Como usa passata de tomate em vez de tomates frescos, a receita, cedida a Nossa pela modelo Laura Miranda, é prática e rápida.
Outra vantagem é que cabe bem nas refeições do dia a dia ou num jantar especial. Isso porque pode ser servida com massa fresca, que exige dedicação extra, ou com as pastas secas compradas em mercado — um paraíso para os cozinheiros sem paciência.
Confira o passo a passo do molho clicando na imagem abaixo:
A graça do macarrão
Embora seja uma das tarefas mais simples da culinária, cozinhar massa perfeitamente tem seus segredinhos. A começar pela quantidade de água, que deve ser abundante — use a sua maior panela sem receios.
A massa precisa de espaço para se movimentar e não grudar depois de cozida. Colocar azeite é totalmente desnecessário".
Também não se deve economizar na porção de sal da água fervente. Para uma massa saborosa, a solução líquida precisa estar tão salgada quanto o mar.
Outra dica de profissional é retirar o macarrão ainda durinho da água e levá-lo para a panela do próprio molho, onde ficará cerca de dois ou três minutinhos.
A massa atinge o ponto ao mesmo tempo que pega todo o sabor do molho e se mistura a ele. Fica muito mais saboroso, vai por mim."
Laura sugere servir a massa com queijo ralado na hora e folhinhas de manjericão.
Confira a receita completa da massa fresca clicando na imagem abaixo:
Cozinhar para comer bem
O "carão" e a desenvoltura vista no Instagram da mineira Laura tem explicação. Desde a pré-adolescência ela está acostumada a posar em frente às câmeras como modelo.
O trabalho para editoriais de moda e comerciais a levou a morar em cidades da América do Norte, da Europa e da Ásia.
Foi durante a estadia na China, aos 21 anos, que criou um olhar cuidadoso para a alimentação. "Passava mal porque as comidas tinham muito tempero e desenvolvi alergias".
Com a ajuda de uma nutricionista, ela passou a cozinhar as próprias refeições. "Percebi como a combinação dos alimentos pode elevar o sabor de cada um deles. É um conhecimento que nunca acaba. Tem sempre outra possibilidade".
Em Hong Kong, Laura foi descobrindo os alimentos em visitas a feiras e mercados.
Eu me apaixonei completamente por cozinhar e pelo cuidado em selecionar os produtos".
Antes desse "estalo", a modelo tinha uma relação diferente com a alimentação. Aos 6 anos, viu seus pais se separarem e enfrentou o divórcio parando de comer.
Quando encontrou as passarelas, aos 13, trocou o menu infantil (restrito a arroz, frango, batata e biscoito recheado) pela contagem das calorias do que ingeria. "Meu interesse era sempre por coisas saudáveis. Em três meses na Itália, provei só uma pizza e não comi massa".
Depois que começou a cozinhar, porém, deu as mãos de vez para a gastronomia. Em 2019, resolveu mergulhar na área cursando Le Cordon Bleu, em São Paulo. Na sequência, fez estágio em duas unidades do Capim Santo, da chef Morena Leite, em São Paulo e em Trancoso (Porto Seguro), e trabalhou como personal chef em eventos.
Com a pandemia, Laura percebeu que poderia juntar a técnica da escola renomada, o repertório absorvido nas viagens e as habilidades como modelo produzindo conteúdo para as redes sociais.
"Tento pensar em receitas que as pessoas consigam fazer com ingredientes que não sejam muito caros".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.