Lustres de palha dão clima intimista e aconchegante à decoração
Quem curte decoração com um estilo despretencioso e rústico sabe que os detalhes fazem toda a diferença na hora de compor os ambientes. Sobretudo quando os itens escolhidos para decorar os espaços têm uma pegada artesanal e usam materiais de fibras naturais, como a palha ou o bambu.
Os queridinhos da vez são os lustres de palha, que trazem ar de aconchego para qualquer cômodo em que seja instalado.
Para o fotógrafo e criador de conteúdo Gabriel Resende, adotar os lustres de palha na sua decoração tem mais um propósito: o desejo de se conectar com a natureza.
"A ideia de usar essas luminárias no apartamento também vem da vontade de buscar produtos sustentáveis e que valorizem o artesanato brasileiro".
As luminárias trazem conforto e aconchego".
Luminárias nos quartos
No apartamento onde mora com o namorado, o contador Wellington Linhares, em Campinas (SP), Gabriel optou por luminárias de palha nos dois dormitórios e avisa que em breve a sala também receberá a sua.
Para ter os itens de decoração no estilo que queria, Gabriel resolveu botar a mão na massa. "Criei duas luminárias, uma feita com palha indiana e outra utilizando palha tipo bambuzinho", afirma.
O tutorial foi compartilhado no Instagram @mudapordentro:
Para ele, não há regras para usar esse tipo de lustre, que é bastante versátil. "A luminária de palha pode combinar demais com o estilo de quem curte decorar com itens artesanais e com valor afetivo", reforça.
Jantares aconchegantes
Foi em busca de mais aconchego para a sala de jantar que a dona de casa Poliana Teixeira de Castro escolheu um modelo de lustre de palha para ficar pendente sobre a mesa de refeições.
"Como gosto muito de plantinhas, acho que a palha combina perfeitamente com elas. Também adoro o fato de ser uma peça produzida à mão. Isso me encanta muito", afirma.
Poliana conta que sua ideia inicial era confeccionar o próprio lustre, mas que como não encontrou um cesto de palha no estilo que desejava, acabou optando por comprar a luminária pronta.
"Para quem é adepto do estilo rústico ou boho [boêmio, livre], é uma peça perfeita. Mas isso não impede de ser usado em outros estilos de decoração. Vale ousar", aconselha, contando que em sua casa combinou as cores da palha com uma paleta de cores bastante harmoniosa.
Valorizando pequenos artesãos
A economista Roberta Ximenes optou por luminárias de palha em sua decoração valorizar o trabalho de pequenos artesãos e para a natureza.
"A palha, o vime e o bambu, como são orgânicos, contribuem com um mundo mais sustentável. Além disso, itens decorativos de fibras naturais são feitos por famílias de pequenos produtores e comunidade".
Ao optar por adquirir esses produtos, estamos contribuindo com o sustento dessas famílias".
Para ela, a vontade de ter ambientes com uma atmosfera mais intimista também pesou na hora da sua escolha. "Esse estilo de lustre deixa o ambiente mais leve e aconchegante, trazendo um diferencial na decoração e mais charme para cada cantinho, por isso resolvi usar na sala de jantar e na cozinha", completa Roberta.
Para a sala de jantar, ela apostou em um lustre pronto, mas para a cozinha deixou a sua criatividade fluir. "Comprei duas lanternas de chão e transformei em duas luminárias pendentes.
Os materiais utilizados nessa transformação foram lanternas, fio e soquete/bocal e furadeira. "Tirei as alças das lanternas, fiz um furo centralizado e coloquei o fio e o soquete. De forma simples e fácil, elas se transformaram em lindas luminárias".
E a faxina, como fica? Roberta garante que não tem mistério. "Primeiro, retiro toda a poeira com um pano seco e, depois, passo um paninho úmido em toda peça. Uma dica que dou para maior durabilidade é que deixá-las em ambientes cobertos, longe de chuva e da incidência dos raios solares", finaliza.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.