Sítio arqueológico no subsolo da Fontana di Trevi é a nova atração de Roma
A Fontana di Trevi, um dos cartões postais de Roma, esconde um sítio arqueológico em seu subsolo que, assim como o famoso conjunto de catacumbas da cidade, data da época do Império Romano e primórdios do cristianismo.
Chamada Vicus Caprarius, ou "Cidade da Água", o sistema de aquedutos e apartamentos da antiga aristocracia romana está espalhado sob todo o distrito de Trevi. Construído no primeiro século depois de Cristo, ele só foi descoberto no fim dos anos 90.
Aberto na última sexta-feira (10) para visitação como "museu subterrâneo de Trevi", ele oferece a possibilidade de ver de perto centenas de artefatos da época encontrados durante escavações, como azulejos e mosaicos, estátuas, cerâmicas e mais de 800 moedas — objetos que estão ligados a eventos importantes como o famoso incêndio durante os anos do imperador Nero.
Aqua Virgo, um dos onze aquedutos da Roma antiga, ainda está em funcionamento embaixo da fonte — é justamente esta construção que a 'alimenta' — e, por isso, é possível também conhecer as piscinas do complexo sob o solo.
Os preços para conhecer Vicus Caprarius variam de um a quatro euros, isto é, de R$ 6,20 a R$ 24,80, em média, segundo a cotação de hoje. O acesso a este tesouro da história da capital italiana, no entanto, não é tão simples para aqueles que não gostam de locais fechados, escuros e, sobretudo, difíceis de explorar em tempos de pandemia.
Mas é possível ver um pouco da área sem sair de casa. A guia turística Federica — que comanda a plataforma Live Virtual Guide, na qual faz tours ao vivo sob encomenda para turistas "à distância" em Roma — criou um itinerário virtual para quem quer conhecer os aquedutos e preciosidades escondidos sob uma das fontes mais famosas do mundo. Confira:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.