Aeroporto de Miami terá cães farejadores para detectar covid-19 em turistas
O Aeroporto Internacional de Miami usará cães farejadores para detectar covid-19 em seus passageiros, anunciou a administração na última quarta-feira (8).
Este é o primeiro aeroporto nos EUA a adotar a medida, ainda que em caráter experimental — dois cães participarão do projeto-piloto em parceria com a American Airlines por um mês para determinar a eficácia e segurança do procedimento.
Os dois "fiscais" serão um pastor belga chamado Cobra e um pastor holandês batizado como One Betta. Eles estarão localizados em pontos onde são realizadas as inspeções de segurança antes do embarque e desembarque de passageiros.
Ambos foram treinados para detectar compostos orgânicos voláteis que são eliminados pela respiração e suor dos seres humanos —estes produziriam um cheiro que apenas os animais são capazes de diferenciar com o seu faro, informou a equipe do aeroporto.
Caso o cão sinalize a presença do vírus em um viajante, ele será direcionado para realizar um teste rápido de covid-19.
O treinamento dos cães foi feito pelo Centro Global de Ciência Forense e Justiça da Florida International University. Após mais de uma centena de sessões, os animais obtiveram taxas de precisão entre 96% e 99%, afirmou ainda o aeroporto em comunicado à imprensa.
Outros dois aeroportos, em Dubai e em Helsinque, testaram a medida em 2020. Os cães então farejaram amostras colhidas de passageiros voluntários. Em ambas as cidades, os resultados obtidos foram considerados quase 100% precisos pelas autoridades.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.