Petit gâteau fit? Sim! Ex-MasterChef ensina receita low carb chocolatuda
O bolinho que marca presença numa série de menus de restaurantes tem na textura seu grande trunfo. Com pouca farinha e tempo de forno curto, ele tem estrutura nas extremidades, mas mantém o interior cremoso e aveludado. É um deleite ver o chocolate derreter pelo prato.
O chef francês e jurado do MasterChef Erick Jacquin foi um dos primeiros a introduzir a pedida no Brasil. De lá para cá, foram criadas versões e mais versões da sobremesa. Léo Santos, quinto colocado da quarta temporada do reality, cedeu a Nossa a receita de petit gâteau que tem o seu jeitinho.
O cozinheiro de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, dedicou-se à produção de comidas com pouco carboidratos — mas muito sabor — desde que saiu do programa.
Portanto, o doce recebe adoçante natural em vez de açúcar. Já o chocolate é amargo. E de preferência com 70% do fruto na composição.
Para surpreender
Quem partir o doce com a colher para conferir a cremosidade do bolinho vai ficar surpreso ao ver um creme colorido. Na receita de Léo, o petit gâteau ganha pistache no "coração".
Para fazer a basta pasta bater o ingrediente cru e sem casca no processador com azeite e uma calda de xilitol dissolvido em água no fogão. O pistache dá um sabor extra e faz da pedida chocolatuda menos monótona.
Clique na imagem abaixo e confira o passo a passo completo:
Confeitaria para todos
Léo foi um dos pupilos do MasterChef. Em 2017, o cozinheiro de apenas 22 anos traçou uma bela trajetória que o fez chegar ao quinto lugar da competição de culinária.
O publicitário, que aprendeu a mexer com as panelas assistindo aos pais e, principalmente, à avó cozinhando em casa, tinha se preparado por dois anos para participar do reality, onde deixou claro o seu gosto por doces.
Sempre que faço bolo me vem recordações da minha avó batendo o ovos de galinha caipira com manteiga e açúcar até ficar branco. Era a regra dela para um bolo perfeito".
Quem inscreveu Léo no programa foi a sua então chefe. À época, ele trabalhava numa livraria e aproveitava o fácil acesso aos livros para satisfazer a fome por dominar as técnicas do fogão.
Depois de ser eliminado da competição com direito a elogios e um convite para trabalhar com Jacquin, Léo iniciou uma rotina pesada de eventos gastronômicos.
"Depois do MasterChef, o dia a dia na cozinha ficou bastante intenso e o tempo em pé também. Percebi que precisava emagrecer. O sobrepeso me atrapalhava muito".
Foi aí que ele começou a pesquisar sobre alimentos, dietas e metabolismo. "Eu vi no conceito lowcarb uma forma de perder peso sem deixar de sentir prazer comendo". Ao mudar a alimentação e focar na academia, Léo perdeu 78 quilos e tornou-se referência na culinária fit.
As pessoas torcem o nariz porque tem muita coisa ruim por aí. Mas isso me desafia. Assisti-las gostando do que eu preparo é uma das minhas maiores realizações".
Durante a pandemia, Léo está focando no trabalho on-line, o que inclui a realização de eventos pelo Zoom e a produção de conteúdo para marcas nas redes sociais. Ele também presta consultorias para estabelecimentos, seja com pouco ou muuito carboidrato do menu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.