Conheça as 20 companhias aéreas mais seguras (e as menos) do mundo
Após avaliar número de incidentes que perturbaram voos, tempo médio de uso das aeronaves em circulação, autuações de órgãos governamentais ou agências reguladoras da aviação de 385 companhias aéreas do mundo todo, o site AirlineRatings.com divulgou seu ranking anual com as empresas do ramo mais — e menos — seguras de 2021.
A vencedora foi a australiana Qantas que, segundo disse o editor-chefe do AirlineRatings.com, Geoffrey Thomas, ao jornal britânico The Telegraph, se tornou "a companhia pioneira em todo grande avanço de segurança operacional dos últimos 60 anos". Ainda de acordo com Thomas, a Qantas não tem histórico de fatalidades desde os anos 50, com o início da chamada "era dos jatos".
As companhias mais seguras do mundo
- Qantas
- Qatar Airways
- Air New Zealand
- Singapore Airlines
- Emirates
- EVA Air
- Etihad Airways
- Alaska Airlines
- Cathay Pacific Airways
- British Airways
- Virgin Australia/Virgin Atlantic
- Hawaiian Airlines
- Southwest Airlines
- Delta Air Lines
- American Airlines
- SAS
- Finnair
- Lufthansa
- KLM
- United Airlines
Dentre as escolhidas, Air New Zealand, Virgin Atlantic e Emirates, por exemplo, têm figurado em boas posições em outras pesquisas realizadas ao longo do ano que avaliaram quesitos além da segurança, como conforto das cabines e atendimento de bordo.
Já a Finnair recentemente endureceu seus protocolos de segurança no combate à covid-19 em seus voos e baniu máscaras de tecido e as com válvulas de seus aviões.
A United Airlines também seguiu na mesma direção exigindo que todos os seus funcionários nos EUA sejam vacinados, enquanto a American Airlines ainda decidiu parar de servir álcool em seus trajetos até 2022 para evitar que máscaras sejam retiradas múltiplas vezes, além de diminuir intercorrências com passageiros agressivos durante a pandemia.
Já entre aquelas que tiveram pior performance, há oito. Na avaliação geral de todos os quesitos, estas empresas obtiveram uma estrela apenas, entre sete possíveis. São elas:
As companhias menos seguras do mundo
- Pakistan International Airlines
- Air Algerie
- Scat
- Sriwijaya Air
- Airblue
- Blue Wing
- Iran Aseman Airlines
- Nepal Airlines
Antes de realizar conexões por companhias com que não há familiaridade, ainda é possível pesquisar como elas são avaliadas no espaço aéreo europeu, já que a UE impõe critérios mínimos de segurança para que empresas possam voar para o continente.
Atualmente, há uma lista disponível de mais de 100 companhias aéreas banidas destes territórios e é possível acessá-las no site da Comissão Europeia de Mobilidade e Transporte.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.