Rosa, branco e muita inspiração: ela realizou o décor dos sonhos no 1º apê
Até chegar a este apartamento sereno, claro e calmo, a advogada Roberta Machado Lobo Célem percorreu um caminho bem sinuoso. Habitou sete imóveis alugados antes de conhecer o marido, Hugo Ribeiro Célem, de quem ficou noiva em um mês e meio. E em três meses tinha decidido pelas chaves deste lugar, onde o casal vive com a cadela Nala. "Tudo é muito intenso na minha vida", ri, agora com mais tranquilidade e curtindo cada escolha feita.
O sonho de morar no bairro que queriam em Teresópolis na metragem de 148 m² foi conquistado em 2019, com um projeto da arquiteta Mariana Santiago e grande envolvimento de Roberta.
Apaixonada por decorar, ela havia criado o perfil @homesweetcoffee anos antes, incentivada por amigas. "Muita gente acha difícil deixar a casa bonita. Eu achava tudo fácil e divertido, via como uma forma de trazer amor para onde vivemos. Assim, atraí seguidores para as mudanças que fazia no apartamento alugado", lembra.
Neste apê a história era mais fácil. "Ele foi entregue bem cru. Colocamos outro piso e investimos muito em revestimento", conta. A ajuda veio das muitas pastas de inspiração que ela colecionava ao longo dos anos. "Enviava para a Mariana e ela organizava as ideias, desenhando tudo como sonhei", diz. Em um ano e meio de uma obra que atrasou por conta dos horários reduzidos pela pandemia, Roberta e Hugo tinham o resultado.
Rosé em cena
Aberto a novidades e a toques de cores e metalizados, o estilo clean se destaca pela harmonia entre os tons neutros. "Definir a paleta é muito importante. A minha fica entre tonalidades claras e secas. Apesar de achar fácil decorar, é preciso ter planejamento para não sair comprando tudo. E isso só se consegue com calma", indica.
A cozinha é o ponto alto do apartamento, com nuances de menta e terracota, além de um sonho de quem curte mesa posta: uma estante para exibir louças, em vez de guardá-las.
Fiz a cozinha como sonhava, mas abri mão de um home office para fazer a academia que era o sonho dele também".
Móveis planejados ajudaram a otimizar os espaços, mas Roberta recomenda apostar nos soltos, para ganhar mais versatilidade e poder fazer mais mudanças — ela ama tanto transformar os espaços que assumiu o gosto pelo décor e abandonou a carreira no Direito. Casa, vida e trabalho novos, uma diversão garantida pelos próximos anos.
Dicas da Roberta para dar alma à casa
- Luz. "Invista em um bom projeto de iluminação. Faz toda a diferença na beleza e sensação de conforto do ambiente. Demorei muito a escolher o pendente da sala de jantar. Não gosto de colocar muita coisa na minha casa, mas as coisas certas, que vão atrair a atenção."
- Cores sintonizadas. "Defina uma paleta de cores que irá compor os ambientes. Isso ajuda muito na hora de escolher a decoração e dá harmonia. Definir sua paleta de cores e um estilo de decoração como ponto de partida é importante para poder misturar mais e ver a conexão entre as coisas."
- Plantas. "São excelentes aliadas na hora de decorar. Além de terem baixo custo, trazem vida e aconchego."
- Inspire-se. "As inspirações ajudam a te dar novas ideias e abrem sua mente a novos estilos."
- Conforto. "Pense em uma decoração que traga conforto pra sua casa, como mantas, almofadas, tapetes, boa iluminação."
- Vá com calma. "Casa decorada não é casa entulhada! Escolha objetos certeiros que conversem entre si e criem um ambiente elegante e leve. Sempre digo que é preciso olhar para a nossa casa e abrir um sorriso. Todos os lugares dela precisam te dar paz. Para isso é preciso escolher tudo com calma, sem ansiedade."
@s que me inspiram
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.