"Brasil com Zeca" chega ao Acre: "Duvidam da nossa existência", diz Gleici
No extremo Norte do Brasil, numa região fascinante, cercada de latex e seringueiras, o Acre é o destino do "Brasil com Zeca", programa comandado por Zeca Camargo e que, nesta temporada, homenageia um estado brasileiro em cada episódio.
Para falar da cultura e dos sabores de sua terra natal, a convidada especial do programa é a campeã do 18º BBB Gleici Damasceno, acreana com uma história linda e de luta:
De tantas qualidades do povo acreano, herdei dos meus conterrâneos isso de ser muito batalhadora e buscar as coisas. Fazer acontecer"
Para ela, nascer e ser cria de um estado à margem de tudo também influencia no desenho da sua personalidade.
As pessoas duvidam da nossa existência, a gente sempre precisou se reafirmar"
Sobre os três meses trancafiada na casa do BBB, Gleici conta que sempre esteve preparada para o isolamento, mas que por diversas vezes foi reativa.
"Estava muito preparada, mas em vários momentos ficava muito reativa em relação à militância. Na maioria das vezes, onde me cabia falar sobre, eu me posicionei, sempre fui eu. Mas lógico que tem lados meus que as pessoas não vão conhecer em três meses", disse a Zeca Camargo.
É que a jovem atriz de 26 anos, desde pequena, fora colocada em lugares e situações de coletivo:
Minha vida foi fazer algo para transformar uma realidade. Quando entrei no BBB eu sabia da importância e quando sai, também. Quantas meninas negras me olharam e se enxergaram"
Culturas e povos atrelados e brasileiros
O prato do dia deste "Brasil com Zeca" foi ensinado pelo jovem chef Júnior Marinho. Ele mostrou a Zeca o passo a passo de uma receita que é a cara (e o sabor) do povo acreano. Trata-se do "baixaria", um cuscuz com carne moída, ovo e vinagrete.
Existe uma lenda em torno deste nome baixaria. Quando começaram a construir Rio Branco no primeiro ciclo da borracha em 1890, vieram muitos nordestinos. Certa vez, um cara pediu para uma 'tiazinha' fazer uma baixaria qualquer para ele encher o bucho. Pegou"
"O baixaria é um prato típico lá, a gente come todo dia, toda hora, no café da manhã e no jantar", conta.
Misturando culturas de várias cozinhas brasileiras, do Ceará ao Pará, a receita carrega toda a história da culinária local, ou seja, algo muito antigo que passou por revitalização.
Desde vatapá até a macaxeira, cozinhamos de um tudo do Brasil, além da influência peruana e boliviana. E também a culinária indígena, toda a base da gastronomia do Norte. Muito peixe, rabada com tucupi, farinhas"
Para brindar à "baixaria" e ao bate-papo, Leandro Santos, consultor etílico do "Brasil com Zeca" preparou o drinque "Fada", feito à base de gim, abacaxi, cerejas em conserva e club soda.
Clique nas imagens abaixo e confira as duas receitas na íntegra:
Anota aí
Brasil com Zeca vai ao ar toda sexta-feira, às 11 horas, no Canal UOL e no YouTube de Nossa, onde você também pode maratonar todos os episódios. Também confira conteúdos extra nas redes sociais de Nossa: Instagram, Twitter, e Facebook.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.