Cheiro-verde é coentro? Entenda a combinação de temperos
No reality MasterChef Brasil, da Band, certa vez o jurado Henrique Fogaça perguntou a um participante quais ingredientes o cozinheiro amador havia usado em tal prato. Ao ouvir "cheiro-verde" no meio da resposta, o chef interrompeu e respondeu que isso não significava nada. Será mesmo?
A nomenclatura popular que aparece em cardápios, receitas e no supermercado não representa uma única planta e sim uma junção de temperos que varia de acordo com a região do Brasil.
Zenir Dalla Costa, coordenadora do curso de Gastronomia do Senac - Santo Amaro, diz:
São ervas utilizadas para dar aroma e sabor à cozinha brasileira".
A cebolinha, pertencente à família Aliácea, a mesma do alho e da cebola, marca presença no cheiro-verde de todo o território. De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), há duas espécies cultivadas por aqui. A cebolinha-verde ou comum, originária do Oriente ou da Sibéria, e a cebolinha de folhas finas ou galega, da Europa.
Segundo Zenir, cheiro-verde é sinônimo de cebolinha com salsinha no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. "Já no nordeste, a salsinha é normalmente substituída por coentro". Explica-se: a salsa e o coentro são da família Apiácea e possuem aparência similar. O sabor e o cheiro, porém, são bem distintos.
No Norte, além do coentro, ainda há o acréscimo da chicória do Pará, fundamental em pratos típicos paraenses como o tacacá.
Apesar da "confusão" regional, Zenir acredita que a denominação "cheiro-verde" faz sentido em qualquer caso:
Ela descreve a principal função dessa mistura de ingredientes verdes que é dar aroma aos pratos".
Como saber o que colocar na panela?
Ao se deparar com uma receita que pede "cheiro-verde", a professora diz que é preciso entender de onde vem aquele preparo para, então, saber o que levar à panela.
"Se estiver fazendo uma receita tipicamente nordestina, substitua a salsinha por coentro. Se for do Norte, lembre-se da folha de chicória do Pará. Fora isso, você deve utilizar a mistura mais comum no Brasil, salsinha e cebolinha".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.