Padocaria SP: concurso elege as melhores padarias de São Paulo
Responda rápido: ao pensar em padaria, o que lhe vem à mente? Pão na chapa saindo. Café tomado na beira do balcão. Cheiro de pão francês quentinho. Coxinha recém-chegada à estufa. Aquela fatia de pizza na madrugada com os amigos. O que mais?
Democráticas, as padarias têm lugar cativo na memória afetiva dos brasileiros, sobretudo dos que vivem em São Paulo. E é para valorizar a cultura, a história e os personagens das queridas padocas, como dizem os paulistanos, que Nossa, a plataforma de lifestyle do UOL, apresenta o concurso Padocaria SP. Por meio de voto popular e de um júri composto por especialistas, o projeto vai eleger os melhores do ramo em 13 categorias.
O Padocaria SP é idealizado e produzido pelo gastrônomo Eduardo Maya e pelo jornalista gastronômico Miguel Icassatti. O primeiro é formado pela Le Cordon Bleu Canadá e, entre outros projetos, criou Festival Comida di Boteco e o Aproxima, este último dedicado à valorização da cozinha mineira. Icassatti é sócio-diretor da revista Gula, colunista de Cultura de Boteco na rádio Band News FM e autor do blog "Boteclando", publicado aqui no UOL.
O projeto conta ainda com o Assaí, que é o Atacadista Oficial do concurso, patrocínio da Seara e apoio da Movida Cargo.
Vamos "padocar"?
O concurso terá votação em duas etapas em uma plataforma digital. Na primeira, de 7 a 16 de outubro, o público aponta suas preferências em oito categorias: pão na chapa, sanduba, chapeiro, serviços de frios, doce, cafezinho, pãozinho e melhor padaria.
Icassati explica: "cada pessoa só poderá votar uma vez e, nesta etapa, não há uma lista prévia.
Queremos ir além dos endereços mais conhecidos e dar oportunidade a padarias de todas as regiões, inclusive as que se localizam em regiões periféricas".
Na segunda fase, de 21 a 30 de outubro, começam os trabalhos do júri de especialistas e o público vota mais uma vez — aqui ambos terão como ponto de partida a lista dos 25 finalistas definidos por maioria absoluta de votos, sendo cinco de cada região: Zona Norte, Zona Leste, Zona Oeste, Zona Sul e Centro.
Premiação
Os 25 finalistas participam do evento de premiação que será realizado no dia 9 de novembro e terá transmissão on-line.
Na ocasião, serão revelados os vencedores das oito categorias iniciais (pão na chapa, sanduba, chapeiro, serviços de frios, doce, cafezinho, pãozinho) e as cinco padarias mais votadas, uma de cada região, além da grande vencedora, que levará o título de A Melhor Padaria de São Paulo.
Durante o evento, também serão anunciadas as novidades para a edição de 2022.
Todas as padarias lembradas pelo público na capital receberão um certificado digital do concurso, que atesta o mérito e pode ser impresso e colocado à vista dos fregueses. Os finalistas recebem um diploma no evento e os vencedores levam um troféu.
"O Padocaria SP é também uma oportunidade para as padocas engajarem seus clientes e ganharem maior visibilidade", explica Icassatti.
"Para os paulistanos, é um convite para redescobrir São Paulo. Não estamos falando só de pão, de ambiente, do cafezinho", diz Eduardo Burckhardt, editor-chefe de Nossa.
Frequentar padarias é um jeito gostoso de viver a cultura da cidade".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.