Tão fácil quanto miojo: "macarrão da preguiça" fica pronto em 15 minutos
Preguiça de fazer comida? É nesse momento que vem a vontade de chutar o pau da barraca e apelar para qualquer prato pronto e industrializado, tipo miojo.
A cozinheira Marina Monaco, que conhece bem a causa e assume que só comia fast-food, mostra como dá para fazer um macarrão com jeitinho de caseiro com rapidez e praticidade.
A ideia é colocar a massa de sua preferência para cozinhar e, enquanto isso, picar ervas frescas e tirar as raspas de um limão. Entre siciliano e taiti, escolha o que tem na geladeira.
Numa frigideira, atum em lata é levemente frito com azeite e logo recebe o suco do limão e a massa, junto com um pouquinho da água do cozimento.
Ao terminar de cozinhar a massa na frigideira, o amido presente no macarrão e na água se misturam com o azeite e forma o molho do prato".
Quando atingir o ponto, é só adicionar as ervas, acertar o sal e, se gostar, colocar pimenta calabresa. Pronto: uma refeição fresca e saborosa em até 15 minutos.
Confira a receita na íntegra clicando na imagem abaixo:
Como gostar de cozinhar e comer
Diferentemente de muitos chefs que cultivam uma relação romântica e familiar com a alimentação desde cedo, Marina aprendeu a cozinhar aos 25 anos. Junto disso veio o interesse em variar o cardápio e a certeza de que, sim, é possível educar o paladar mesmo adulta.
A pedido de Nossa, ela dá três dicas para quem está a fim de se abrir para novos sabores:
- Não se forçar a comer aquilo que definitivamente não gosta. Comer não tem que ser um ato de culpa, e sim de prazer;
- Ao mesmo tempo, lembrar que o ingrediente pode ser feito de várias formas e que isso impacta diretamente no sabor. "Talvez você não goste de abobrinha grelhada, mas goste dela recheada";
- Evitar cair na rotina de comer todo dia a mesma coisa. É possível almoçar sempre carne e legumes, por exemplo, e inovar nos temperos, nos molhos, na forma de cocção...
Sucesso na internet
A paulistana de 31 anos trabalhou com produção audiovisual até descobrir que o seu interesse por gastronomia ia além do fast-food. Tudo aconteceu em 2016, quando passou por uma cirurgia bariátrica e teve que mudar os hábitos alimentares.
A minha relação se transformou. Comecei a experimentar coisas novas. Gostei tanto que fui fazer gastronomia. Agora, como de tudo".
O novo rumo de carreira e de vida provocou uma reviravolta também na mãe e no irmão. "Todos comiam mal. Hoje em dia, eu que cozinho diariamente".
Desde o início da pandemia, quando perdeu o emprego em restaurante em decorrência da covid-19, Marina tem publicado as receitinhas que faz para a família no Instagram.
São preparos fáceis, que começam no frango grelhado ao molho de mostarda e mel, perfeito para o dia a dia, e vão até o arroz de polvo, pensado para um momento especial.
"Após a cirurgia, fiquei intolerante a comidas ultraprocessadas e peguei gosto por cozinhar do zero. Antes de entrar faculdade, assisti a muitos vídeos no YouTube. E hoje me vejo fazendo isso para as pessoas".
O trabalho de mais de um ano, feito com frequência e dedicação, somou 44 mil seguidores.
Acredito piamente que qualquer um é capaz de cozinhar".
Assista ao passo a passo em vídeo:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.