Estilo industrial com cor e diversão: conheça a casa de Flávia
Vida nova combina com casa nova, tinta fresca, virar a página. Há cerca de dois anos, após sair de um casamento, era o que a designer de joias Flávia Dutra (@flaviamd) precisava: escrever um capítulo de liberdade. Juntou isso à vontade de morar em uma área mais afastada de Brasília, perto do mato. "Queria acordar e ouvir os passarinhos e outros bichos, como faço hoje", conta.
A ideia de construir esta casa de 220 m² veio amparada pelo arquiteto Helison Moraes, mas a ideia já estava na cabeça dela: as paredes seriam de blocos de concreto aparentes, sem massa nenhuma por cima. "Gosto muito de ver o processo de transformação da casa e, no momento, estou vendo entrarem as cores nela", conta.
A base industrial tem tubulações de elétrica e hidráulica aparentes — o que ajuda no caso de fazer manutenções ou corrigir problemas que surgem, diz Flávia. Descontraída, a decoração revela toques irreverentes e divertidos na sala de estar, que se abre a um quintal cheio de planos.
Em breve, haverá ali uma piscina de raia para Thiago Petra, seu novo companheiro, nadar. "Esta casa marcou uma nova fase de vida, mais livre", diz ela.
Pequenas mudanças, grandes revoluções
No quarto, a cabeceira da cama recebeu um lambe-lambe produzido por Matheus Fernandes (que você já viu aqui no Meu Apê). "Mudou o clima totalmente", ela diz.
A marcenaria dos espaços foi feita com madeira de demolição, a louça foi garimpada em um bazar no estilo família-vende-tudo e em todos os ambientes há garimpos com histórias. "No lavabo, a louça é aquela rosinha antiga, que não existe mais. Adoro entrar no meu lavabo e ver isso. É uma casa que me traz conforto e alegria, com o princípio de reutilizar coisas. Fico contente de construir um lar assim."
Na sala, veja o locker de escola: a designer retirou as portas e exibe objetos, como um gabinete de curiosidades, em atmosfera industrial, sem o peso comum a esse estilo. Leveza é palavra de ordem, afinal, na nova vida de Flávia e Thiago.
Acredito que quando as coisas ficam aparentes fazemos menos bagunça e ressignificamos se o que temos faz sentido. Isso reforça nossa conexão com os objetos que ficam".
Dicas da Flávia para dar bossa à casa
- Tubulação aparente. "Não só por estética adotei esse estilo. A tubulação aparente ajuda na manutenção -- aqui foi bem importante, pois tivemos um erro na construção da hidráulica do meu banheiro e conseguimos consertar rápido, sem quebrar muito, uma vez que os tubos estavam acessíveis."
- Acalme os ânimos. "Não tenha pressa de deixar tudo redondo de uma vez só. A gente muda e as necessidades mudam em casa. Se quiser fazer tudo de uma vez, você se desconecta do processo e perde a chance de criar um décor mais afetivo. Inicialmente eu não queria piscina, agora já quero. Precisamos de um tempo para a casa mostrar quem podemos ser nela."
- Plantas. "Amo cuidar delas e faço adubação a cada 15 dias. Uso o adubo jardim bonito, que é natural e deixa as plantas bem saudáveis."
- Rusticidade. "Para seguir esse estilo, aposte em tons bem básicos e coloque pontos de cor nos objetos de decoração. Você consegue mudar a cara da casa com pouquíssima coisa. O revestimento cinza abriga todas as cores."
@s que me inspiram
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.