Torta de banana com jeitinho de avó é prática e leva poucos ingredientes
A carioca Juliana Geraldeli, conhecida pelo apelido Jucenha, encontrou o caderninho de receitas da bisa perdido na casa da avó. Entre doces e salgados, achou uma torta da banana fácil que apresenta uma base única em vez de massa e cobertura.
Seis itens — açúcar, manteiga derretida, essência de baunilha, farinha, ovo e fermento — são misturados com fouet ou colher numa mesma tigela. As rodelas de banana vão no topo quando a massa já está na forma untada.
Depois de polvilhar açúcar e canela, a tortinha está pronta para ir pro forno, onde passa 25 minutos.
Confira o passo a passo completo clicando na imagem abaixo:
Dica da bisa
Na página em que o preparo está escrito a mão, há uma sugestão: se por algum motivo a massa ficar densa demais, basta acrescentar um tiquinho de leite para amolecer.
Juliana conta que a dela acabou não precisando do truque da bisavó, Esther Bastos Ramos, que faleceu em 2011. Mas fica a dica.
"Minha bisavó fazia questão de reunir e cozinhar para todo mundo. Era muito tranquila e conciliadora".
Quando encontrei o livro, pensei na hora em testar as receitas para sentir como ela cozinhava, reviver essas memórias afetivas e me conectar com ela".
Internet: onde se aprende e ensina
Tanto a torta quanto outras comidinhas da bisavó foram parar no Instagram e no Tiktok, redes sociais onde a publicitária de 25 anos passou a compartilhar receitas no início da pandemia.
Além de pratos afetivos, ela explica como fazer os quitutes que os seguidores estão curiosos para reproduzir e provar e as guloseimas que estão bombando na internet. É o caso do bolo de aveia, cujo vídeo foi parar até na Ana Maria Braga.
Apesar da bisavó cozinheira, foi também on-line que Juliana aprendeu a cozinhar. "Quando fui morar sozinha, comecei a olhar diferente para os ingredientes que eu comprava. Naturalmente, me conectei com a cozinha e o alimento".
Um empurrãozinho extra foi dado pelas experiências profissionais, que uniram comunicação e gastronomia. Na equipe de mídias sociais da chef-confeiteira Carol Fiorentino e de marketing da start-up Cheftime, ela teve contato direto com cozinha e cozinheiros.
Era uma inspiração diária".
Um divisor de águas para Juliana foi a viagem para Ilhabela, no litoral de São Paulo, onde foi picada pelo "mosquitinho" da culinária.
"Fiquei num lugar isolado. Não tinha eletricidade nem mercado. Cozinhava com o que tinha levado e com o que estivesse disponível na natureza em volta. Foi uma aventura que transformou a minha relação com a comida".
No TikTok, seu principal ponto de contato com o público, a jovem soma mais de 340 mil seguidores e 4 milhões de curtidas.
Assista à receita da torta em vídeo:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.