Arroz de linguiça agrega sabor e faz render os ingredientes do dia a dia
Juntos, o arroz e a linguiça de sempre viram um prato novo, caldoso e que se basta — não precisa de complementos. A ideia é tirar o invólucro do embutido, "esfarelar" em pedacinhos e fritar, como se fosse carne moída.
Como a maioria das carnes, a linguiça deverá deixar o fundo da panela com uma "sujeirinha". E nada de lavar: use ela assim mesmo para refogar vegetais como cebola, alho, tomate e pimentões.
Por fim, a linguiça volta para o fogo junto do arroz, que cozinhará em água nessa base cheia de sabor. Ionara Faitanin, que cedeu a receita a Nossa, diz que a dica especial é não deixar a água secar completamente.
Molhadinho, o arroz fica mais gostoso e suculento".
Quem quiser deixar a refeição ainda mais encorpada pode acrescentar cubos de queijo na hora de servir. Com o calor, os pedaços vão derreter e, a cada colherada, dará para ver aquele "puxa-puxa" de dar água na boca
Clique na imagem abaixo e veja o passo a passo completo:
Da sala de aula para a cozinha
Nascida em Muqui, município de 15 mil habitantes no sul do Espírito Santo, Ionara se mudou para Castelo, a 145 quilômetros de Vitória, quando passou no concurso para ser professora de geografia na rede pública de ensino.
Foi em 2019 que ela teve que dividir as atenções entre o trabalho em sala de aula e a marca Ioiô Delicatessen, dedicada à entrega de cestas de café e petiscos. Cinco meses depois, porém, teve que tomar uma decisão.
"Nunca tive pretensão de sair da escola, amava ser professora, mas estava trabalhando cerca de 20 horas por dia com ambas funções, estava humanamente impossível conciliar".
A mudança de carreira foi proporcionada pela internet. Quando se casou, Ionara passou a compartilhar seu gosto por mesa posta nas redes sociais. "Sempre pensava que as louças mereciam comidas bonitas, então entrei no mundo da culinária por postar fotos dos meus pratos no Instagram".
Com o tempo, os seguidores foram se interessando também por aquilo que estava sobre o prato. "Morria de vergonha de compartilhar receitas, mas as pessoas adoravam".
O apetite dos internautas cresceu e o pedido mudou: além do passo a passo, eles queriam provar as comidas de Ionara. "Depois de muito planejar, nasceu a Ioiô Delicatessen".
As louças me fizeram guardar o diploma de licenciatura e bacharelado em Geografia e meu concurso público de professora".
Em breve, a marca deve ganhar loja física e unidade na capital do estado. Enquanto isso, a professora segue bancando de chef no Instagram, ensinando pratos práticos como o arroz de costela.
"Foi a receita que mais fez sucesso no meu perfil. As razões para isso são simples: é gostosa, fácil, barata e rende muito".
Confira, abaixo, como fazer a receita em vídeo:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.