Topo

Como fazer iogurte em casa: chef dá a receita e mostra que vale a pena

Iogurte caseiro: natural, cremoso e fácil - Gui Galembeck
Iogurte caseiro: natural, cremoso e fácil
Imagem: Gui Galembeck

De Nossa

08/10/2021 09h19

A chef Gabriela Barretto, dos restaurantes Chou e Futuro Refeitório, em São Paulo, é defensora dos processos feitos do zero. Não é diferente com o iogurte, receita que, embora assuste muita gente, é mais simples do que parece.

"Não dá tanto trabalho assim. Quem trabalha mesmo são os lactobacilos, enquanto você espera a mágica acontecer", escreve a profissional no livro "Como Cozinhar a sua Preguiça", lançado pela editora Melhoramentos.

Ela chama o iogurte, espesso e cremoso, de laban. "A receita foi desenvolvida com inspiração no que é utilizado nas cozinhas do Levante".

Iogurte - Gabriela Barreto - Gui Galembeck - Gui Galembeck
Para fazer o iogurte pela primeira vez é necessário contar com o lactobacilos de um iogurte de mercado
Imagem: Gui Galembeck

Para obter 1 quilo do creme, serão necessários 1,5 litro de leite integral, 570 mililitros de creme de leite fresco, 75 gramas de leite em pó e 200 gramas de iogurte natural — sim, é preciso dos lactobacilos de um iogurte para fazer o seu próprio (então, para os próximos, lembre-se de guardar um pouquinho do caseiro).

Além disso, uma panela grande não reativa (aço inox, vidro ou ágata), um pano de prato obrigatoriamente limpo e um pedaço de barbante.

Passo a passo

  • Leve o leite ao fogo com o creme de leite até esquentar bem. Não precisa ferver. Desligue o fogo e junte o leite em pó;
  • Coloque o dedo dentro do leite. Se conseguir contar até cinco sem se queimar, pode colocar o iogurte natural. Mexa bem;

Se o líquido estiver muito quente, o calor matará os lactobacilos. Em vez de iogurte, terá um leite esquisito. Se você o líquido estiver muito frio, seu iogurte demorará uma eternidade para se fazer".

Iogurte - Gabriela Barreto - Gui Galembeck - Gui Galembeck
Sorro escorre por um pano limpo que envolve o iogurte
Imagem: Gui Galembeck
  • Cubra a panela com uma tampa e enrole numa mantinha. Coloque tudo dentro do forno (frio e desligado mesmo) de um dia para o outro;
  • No dia seguinte, coloque o pano de prato sobre uma peneira grande e vá jogando o iogurte sobre essa "estrutura" com uma concha. A ideia é escorrer o soro;
  • Junte as pontas do pano de prato e amarre com um barbante. Pendure em algum lugar com uma tigela embaixo para recolher o soro e deixe escorrer por algumas horas.

Quanto mais tempo você deixar, mais espesso ele ficará. Guarde na geladeira e utilize sem moderação por uma semana".