Topo

Vietnã anuncia volta ao turismo em novembro; reabertura total só em 2022

Praia em Phu Quoc, Vietnã: Ilha será primeiro destino turístico a reabrir no país - iStock/Getty Images
Praia em Phu Quoc, Vietnã: Ilha será primeiro destino turístico a reabrir no país Imagem: iStock/Getty Images

De Nossa

08/10/2021 09h09

O Vietnã anunciou nesta quarta (6) um plano de reabertura gradual de suas fronteiras para o turismo. A partir de novembro, a ilha de Phu Quoc, abrirá para visitantes vacinados como uma espécie de teste para o início da flexibilização no mês seguinte.

Estrangeiros deverão ter recebido sua última dose de imunizante há, pelo menos, 14 dias e não mais do que 12 meses antes da data de entrada. O governo vietnamita não especificou quais vacinas serão reconhecidas para a liberação de turistas, mas todos devem apresentar um teste negativo para a covid-19 realizado em até 72 horas anteriores ao embarque.

A partir de dezembro, turistas de países aprovados "com boa taxa de vacinação e de gestão da pandemia" — a lista ainda não foi divulgada pelas autoridades locais — poderão visitar os patrimônios da Unesco em Ha Long Bay e Hoi An, os planaltos de Dalat e as praias de Nha Trang.

Em seguida, viriam Da Lat e Lam Dong. A ideia das autoridades vietnamitas é voltar a receber turistas apenas em áreas controladas até o fim das restrições, prevista para junho de 2022.

"Só vamos abrir quando for verdadeiramente seguro. Estamos nos movimentando passo a passo, cuidadosamente, mas com flexibilidade, para nos adaptarmos à situação real da pandemia", informou o governo de Hanói à Reuters.