Afeganistão, Coreia do Norte e mais: conheça os países menos acessíveis
Coreia do Norte, Sudão, Brunei: há países no mundo que, por causa de burocracias envolvendo emissão de vistos, constituem destinos com acesso complicado para viajantes brasileiros.
Para entrar nestas nações viajando desde o Brasil, é necessário, via de regra, enfrentar caminhos que podem envolver cansativos contatos com embaixadas ou consulados, o preenchimento entediante de diversos documentos e gasto considerável de dinheiro.
Para saber quais são alguns dos países menos acessíveis do globo para brasileiros que estão começando a viagem a partir do território verde e amarelo, Nossa conversou com Kelly Scherer, gerente de imigração da Fragomen, multinacional especialista em assessorar viajantes a tirar vistos.
Kelly dividiu estas nações em grupos. Saiba mais a seguir.
Aviso importante: os procedimentos de ingresso em territórios estrangeiros podem mudar de uma hora para outra. Antes de realizar qualquer viagem internacional, verifique se houve alterações nas regras de entrada do destino que você irá visitar.
1. Países com serviços consulares limitados no Brasil
Segundo a gerente de imigração da Fragomen, há países que possuem serviços consulares bem limitados no Brasil.
Entre eles estão as nações africanas de Sudão e Burundi, que pedem visto para brasileiros, mas que, via de regra, não oferecem condições para uma fácil emissão do documento.
Há poucas pessoas trabalhando nas representações destes países no território brasileiro, o que deixa o processo difícil", avalia Kelly.
Também parte da África, a Nigéria é outro destino que apresenta dificuldades para emitir um documento de ingresso para o viajante brasileiro. Isso porque o país costuma exigir que o requerente vá até sua representação em Brasília para conceder o visto.
2. Países sem serviços consulares no Brasil
Há também países que exigem visto do viajante brasileiro, mas não possuem serviços consulares no Brasil.
É o caso, por exemplo, da nação asiática de Brunei e do Afeganistão.
Antes da retomada do poder pelo Talibã, brasileiros viajavam até os Estados Unidos para pegar o visto com a representação afegã no território norte-americano (e, no momento, com a atual crise que vive o Afeganistão, as condições futuras de ingresso no país estão incertas, além de não ser nada recomendável pensar em ir até lá).
Já o governo de Brunei costuma orientar que os brasileiros tirem o visto para entrar em seu território no Canadá ou em algum país da Ásia.
3. País com embaixada no Brasil, com visto tirado através de agência
E o que dizer do caso de um país que tem embaixada no Brasil, exige visto de brasileiros, mas cuja representação no país não é o melhor caminho para pedir o visto de turismo?
Aqui, estamos falando da Coreia do Norte, um dos territórios mais fechados no mundo.
Para ir ao país asiático, brasileiros contratam uma agência credenciada, que fica responsável por conseguir o visto. E a pessoa ainda precisa fechar um pacote de viagem para poder visitar a nação norte-coreana.
4. Países mais conhecidos, mas com muita burocracia para emitir o visto
E, por fim, há os países que têm ampla representação no Brasil, são populares entre viajantes brasileiros, mas que são muito burocráticos para emitir o visto.
Entre eles, estão os Estados Unidos (que pedem, entre outras coisas, para ver informações da vida financeira e profissional do requerente) e o Japão (que exige, do viajante, comprovação de condições para bancar a viagem e de vínculos com o Brasil).
Dicas para quem quer tirar um visto difícil
Para vistos que exigem entrevista, como no caso dos Estados Unidos, a gente sempre recomenda que as pessoas levem o possível máximo de documentos para a entrevista, para estar preparado.
Além disso, as autoridades consulares têm poder para pedir qualquer documento adicional durante o processo, para ter certeza de que aquele pessoa se enquadra nas exigências de ingresso no país. E isso pode atrasar a emissão do visto.
"Por isso, é importante fazer tudo com o máximo de antecedência possível, para que a data planejada para a viagem não seja afetada", recomenda Kelly.
Há também o fator da pandemia, que está impactando o processo de emissão de vistos de diversos países, como China e Estados Unidos: é preciso se atualizar, a todo o momento, para saber se o país que você quer visitar está emitindo vistos de turismo no Brasil ou se suspendeu estes trabalhos temporariamente por causa da crise da covid-19.
"E, além das preocupações com a documentação, o novo normal do viajante é se atentar à questão da vacinação.
Saber se o destino a ser visitado exige que a pessoa esteja totalmente vacinada e com qual vacina. São regras que variam de país para país", alerta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.