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Com tênis e moletom, "Round 6" tem sucesso inesperado também na moda

Trama da Netflix despertou interesse do público por roupas e acessórios usados pelos personagens. A atriz Jung Ho-yeon conquistou ainda o cargo de embaixadora global de Louis Vuitton  - Divulgação/Netflix
Trama da Netflix despertou interesse do público por roupas e acessórios usados pelos personagens. A atriz Jung Ho-yeon conquistou ainda o cargo de embaixadora global de Louis Vuitton
Imagem: Divulgação/Netflix

Gustavo Frank

De Nossa

16/10/2021 04h00

Já se completa quase um mês desde a estreia de "Round 6" e a trama sul-coreana ainda domina o primeiro lugar do pódio das produções mais assistidas no Brasil. O sucesso não é só aqui, mas no mundo todo.

A série quebrou o recorde de "a mais vista de todos os tempos" na Netflix ao ser assistida por mais de 100 milhões de assinantes em 111 milhões de lares. Mas o que poucos esperavam era que tais resultados excelentes, além de dominar o campo do entretenimento, impactariam a moda.

Um tanto quanto ironicamente, ao construir uma crítica ao capitalismo, "Round 6" provocou uma avalanche de vendas no mercado das roupas e acessórios. A mais notável delas foi o tênis utilizados pelos personagens.

O "Slip On" na cor branca se tornou a peça mais vista da varejista Lyst, apresentando um crescimento de 145% em buscas pelos usuários. A Vans, por sua vez, compartilhou um aumento de 7.800% nas vendas do produto, que pode ser comprado por R$ 290.

E não para por aí. Os dados da Lyst mostram ainda que os moletons com a estética retrô cresceram 97%. Impressionantemente, até a cor dos agasalhos atraiu os telespectadores assíduos da série. Isso porque as roupas em azul-petróleo cresceram 130% nas pesquisas.

Nesse mesmo impulso, os macacões vermelhos, como os utilizados pelos "guardas", e as camisetas brancas numeradas, aumentaram em 62% e 35%, respectivamente.

Sucesso de "Round 6" repercutiu no aumento de buscas por tênis brancos, macacões vermelhoes, moletons retrô e camisetas numeradas - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Sucesso de "Round 6" repercutiu no aumento de buscas por tênis brancos, macacões vermelhoes, moletons retrô e camisetas numeradas
Imagem: Divulgação/Netflix

Instantaneamente, todo mundo quer se vestir para "matar" — mesmo que não fature uma fortuna, como propõe a trama. E o timing não poderia ser mais perfeito.

Com a chegada do Halloween, festejado internacionalmente no dia 31 de outubro, provavelmente iremos ver o feed no Instagram e do TikTok tomado por famosos e anônimos fantasiados como os protagonistas de "Round 6" — e talvez essa mesma ideia já tenha passado pela sua cabeça.

Não foi muito diferente quando a primeira temporada de "La Casa de Papel", outro sucesso estrondoso da Netflix, vestiu seus fãs com macacões vermelhos como dos assaltantes do banco.

De olho nas oportunidades de lucro, a plataforma de streaming não perdeu tempo. Em sua loja oficial, estão à venda diversas camisetas com estampas de "Round 6", que podem ser compradas, em média, por US$ 35, aproximadamente R$ 200, na conversão atual.

Camiseta à venda no merch da Netflix - Reprodução - Reprodução
Camiseta à venda no merch da Netflix
Imagem: Reprodução
Peça inspirada em "Round 6" custa US$ 39 - Reprodução - Reprodução
Peça inspirada em "Round 6" custa US$ 39
Imagem: Reprodução

Além disso, como noticiou o "The Wall Street Journal", a Netflix fechou uma parceria com a rede Walmart para a comercialização de produtos oficiais de suas produções, incluindo, é claro, a sul-coreana em questão. Além de bonecos, as cobiçadas camisetas numeradas também estarão disponíveis ao público.

Os compradores do "Netlix Hub", como foi nomeada a parceria entre as empresas, poderão ter "a oportunidade de votar em mercadorias que gostariam de ver nos programas favoritos da Netflix e os comerciantes do Walmart darão vida a eles".

Ou seja, em palavras mais simples, os fãs poderão vestir seus personagens conforme as suas predileções — como muitos já fazem no universo dos games, um dos mais recentes mercados da moda voltada ao universo digital.

Crescimento de 62% nas buscas por macacões vermelhoes fez com que marcas se alinhassem ao "Round 6" para divulgar suas próprias roupas - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Crescimento de 62% nas buscas por macacões vermelhoes fez com que marcas se alinhassem ao "Round 6" para divulgar suas próprias roupas
Imagem: Divulgação/Netflix

Até quem não está diretamente ligado quer arrancar um pedaço desse biscoito, como já aconteceu (literalmente) em um bar aqui no Brasil. Segundo a "Vogue Business", a marca norte-americana MC Overalls, especializada em macacões, compartilhou materiais de relações públicas com a imprensa local comparando suas peças aos dos guardas de "Round 6".

"O poder que um programa de TV tem sobre a cultura e a moda não pode ser subestimado", disse Rahul Sajnani, diretor da MC Overalls, à "Vogue Business". "Quanto mais tempo se gasta assistindo uma série, mais as pessoas tendem a adotar tendências, comportamentos e hábitos que o programa exibe".

O (não tão) novo rosto da moda

A atriz Jung Ho-yeon, que interpreta Kang Sae-byok em "Round 6", da Netflix - Reprodução - Reprodução
A atriz Jung Ho-yeon, que interpreta Kang Sae-byok em "Round 6", da Netflix
Imagem: Reprodução

Jung Ho-yeon, que interpreta Kang Sae-byok em "Round 6", é um dos maiores destaques da produção. Não à toa, logo após a estreia, a estrela (@hoooooyeony) viu seu número de seguidores no Instagram saltar de 400 mil para 20 milhões. Atualmente, ela é a atriz sul-coreana mais seguida da rede social.

A jovem, de 27 anos, começou a sua carreira na moda. Aos 16 anos começou a desfilar na Semana de Moda de Seoul e, dois anos depois, integrou o time de participantes e se tornou finalista do reality show Next Top Model da Coreia em 2013.

Jung Ho-yeon começou a carreira como modelo e hoje acumula mais de 20 milhões de seguidores no Instagram - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Jung Ho-yeon começou a carreira como modelo e hoje acumula mais de 20 milhões de seguidores no Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Agora, em 2021, a ligação de Jung com a moda estourou. Além de participar da Semana de Moda de Paris, a atriz e modelo foi nomeada no começo deste mês como embaixadora global da grife francesa Louis Vuitton — ao lado do fenômeno do k-pop BTS.

"Estou honrada em dar o pontapé inicial na minha carreira de atriz com a Louis Vuitton, com quem trabalhei ao longo de minha carreira de modelo. Estou ansiosa para essa parceria como uma embaixadora global da marca", escreveu ela em sua conta no Instagram.

Jung Ho-yeon para a Louis Vuitton, grife francesa a qual ela se tornou embaixadora global - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Jung Ho-yeon para a Louis Vuitton, grife francesa a qual ela se tornou embaixadora global
Imagem: Reprodução/Instagram