Castelo de 200 anos no norte do País de Gales seria mal-assombrado; conheça
Com uma arquitetura imponente e anacrônica, o castelo Gwrych é a principal atração da paisagem de Abergele, no norte do País de Gales. Construído entre 1812 e 1822, o design reproduz e homenageia os castelos medievais que fizeram parte da história da família de seu idealizador, Lloyd Hesketh Bamford-Hesketh.
A proposta inicial era servir como memorial para a família da mãe dele, os Lloyds de Gwrych. No entanto, durante as longas obras, o galês decidiu se mudar para o endereço, onde viveu com sua mulher, Lady Emily Esther Ann Lygon, filha do primeiro barão de Beauchamp.
Uma vez concluído, o castelo era impressionante: com 128 aposentos, sendo destes 28 quartos, ele continha passagens secretas — hoje expostas devido a destruição ao longo dos anos — e cerca de 14,5 quilômetros de muros. As janelas eram feitas de ferro fundido e vitrais.
Lloyd deixou o castelo como herança para o filho, Robert, e sua mulher, Ellen. Juntos, eles se mudaram para o local e expandiram ainda mais o terreno do castelo, que passou a incluir igrejas e imensos jardins na década de 1870. O casal passou a herança para a próxima descendente de Lloyd: Winifred, condessa de Dundonald.
E parece que ela gostou tanto do endereço que decidiu nunca mais sair de lá — mesmo depois de morrer.
Durante os anos em que Winifred e seu marido, o arquiteto britânico Detmar Blow, viveram no local, eles construíram uma escadaria de 52 degraus em mármore que até hoje é marcante no espaço. No entanto, desde que o castelo Gwrych se tornou uma atração turística, na metade do século 20, há relatos de quem tenha "encontrado" com ela.
Em 1985, o castelo fechou para visitantes e ficou abandonado por diversos anos. Atualmente, o local passa por restaurações para reabrir em 2022. "Já vi e ouvi algumas coisas estranhas", disse o restaurador Mark Baker ao site Insider. Entre elas estaria um círculo luminoso justamente na escadaria construída pela condessa.
Um dos gerentes do local ainda descreve uma experiência desconcertante no site do Gwrych.
"Fiquei aterrorizado. Ouvi a corrente de um dos portões principais se mexer um pouco e depois os passos começaram a avançar na minha direção. Estava totalmente escuro no terraço principal e eu estava esperando o eletricista terminar o serviço em outra parte do castelo para trancar tudo. Os passos se aproximaram mais e mais e, de repente, pararam cerca de 30 centímetros na minha frente. Mal consegui respirar, só peguei meu telefone e liguei a lanterna... Mas não tinha ninguém ali."
Se a presença do fantasma de Winifred seria uma estratégia da adminstração para receber visitantes não se sabe, mas o youtuber John Walker, do canal Urban Ex Boys, explorou o castelo em 2014 e contou ao Insider que se lembra de uma sensação incômoda, como se estivesse sendo observado junto à escadaria. Será?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.